Internacional Titulo
Hillary Clinton consolida vantagem entre democratas
Por Da AFP
03/06/2007 | 14:20
Compartilhar notícia


A senadora americana Hillary Clinton consolidou sua vantagem sobre o colega Barack Obama na corrida pela candidatura do Partido Democrata às presidenciais de 2008, enquanto Rudolph Giuliani, do lado republicano, se mantém na liderança.

Clinton tem 42% das preferências dos eleitores de seu partido, contra 27% de Obama, cifras que se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior, segundo pesquisa realizada pelo Washington Post e pelo ABC News.

Em um longínquo terceiro lugar, o ex-senador John Edwards retrocedeu 6 pontos percentuais e aparece com 11%. Os outros pré-candidatos não alcançarão mais de 2% das intenções de voto.

Desta forma, a ex-primeira-dama dispõe de uma ampla vantagem sobre as outras mulheres do partido e sobre os democratas em geral.

Os entrevistados disseram que Hillary é a que tem mais experiência para ser presidente, que seria a mais capaz de administrar o país durante uma crise séria e que poderia ser a dirigente mais sólida.

Do lado republicano, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani possui 34% das intenções de votos, contra 20% de John McCain.

Em terceiro lugar aparece Fred Thompson (13%), à frente do governador de Massachusetts, Mitt Romney (10%).

Apesar de se tratar do candidato mais bem colocado para manejar uma crise importante, o Washington Post destaca que o apoio a Giuliani pôde ter sofrido um impacto negativo após apoiar abertamente o direito ao aborto.

Os pré-candidatos republicanos se enfrentarão em um debate programado para a noite de terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;