Internacional Titulo
Governo francês desiste do polêmico contrato trabalhista
Por Do Diário OnLine
Com AFP
10/04/2006 | 11:31
Compartilhar notícia


Em uma tentativa de colocar um ponto final na onda de protestos e greves que levou o país a uma crise política, o presidente francês, Jacques Chirac, decidiu, nesta segunda-feira, retirar o CPE  (Contrato de Primeiro Emprego) e substituí-lo por outro mecanismo trabalhista destinado aos jovens.

A nova proposta de lei, que visa a inserção social profissional dos jovens com dificuldades para entrar no mercado de trabalho, será apresentada ao Parlamento francês ainda nesta semana.

Esta decisão é uma grande vitória para as organizações estudantis e sindicais, que apoiadas pela oposição de esquerda realizaram manifestações durante quase dois meses e colocaram o governo conservador francês em um beco sem saída, a apenas um ano das eleições presidenciais. O CPE tinha o objetivo de reduzir o desemprego — que chega 25% — entre os jovens menores de 26 anos, facilitando sua contratação. Mas uma cláusula da lei, que permitia a demissão do jovem sem justificativa nos dois primeiros anos, motivou a revolta estudantil.

A popularidade do primeiro-ministro, Dominique de Villepin, principal idealizador do CPE, registra o menor índice desde que assumiu o poder, há dez meses. "Quis propor uma solução forte porque tenho a convicção de que apenas um equilíbrio entre flexibilidade para as empresas e segurança para os trabalhadores poderá reduzir o desemprego em nosso país. Não fui entendido por todos e lamento", afirmou o premiê, que deve ser candidato à Presidência em 2007.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;