Internacional Titulo
Constituição: Espanha diz que tentou acordo até o final
Por Da AFP
13/12/2003 | 16:41
Compartilhar notícia


A Espanha buscou até o último momento um acordo sobre o texto da Constituição da União Européia (UE), cujas negociações foram suspensas neste sábado por fortes divergências entre os líderes europeus, disse o presidente do governo espanhol, José María Aznar.

"A Espanha manifestou sua vontade de negociar de forma positiva e construtiva até o último momento", declarou Aznar após a suspensão das negociações sobre a carta européia em Bruxelas.

Aznar destacou que, durante as reuniões bilaterais, foram analisadas "diversas fórmulas para se chegar a acordos em distintos aspectos", com a "presidência italiana realizando esforços muito importantes". "Espero que no futuro possamos chegar a um acordo e que o trabalho já feito não seja perdido", continuou.

Espanha e Polônia não concordam com a mudança no sistema de decisões e desejam manter o último método adotado, o do tratado de Nice, que ficará em vigor de 2004 a 2009, porque com o mesmo poderão compor mais facilmente minorias para bloquear algumas decisões.

O projeto de reforma, que prevê o voto proporcional nas decisões do bloco, é apoiado pelos outros 23 países da UE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;