Política Titulo
Eleitor de SP nao gosta de mudanças, diz pesquisa
Do Diário do Grande ABC
06/05/2000 | 16:03
Compartilhar notícia


O eleitor de Sao Paulo, ao contrário do que muitos supoem, vota de maneira consistente e repete o perfil dos candidatos que escolhe em todas as eleiçoes. A conclusao do cientista político Carlos Novaes é baseada na análise contínua dos votos na cidade de Sao Paulo desde as eleiçoes de 1988. No estudo, a capital foi subdividida em oito regioes distintas, de acordo com o perfil político do eleitorado.

Nos dois extremos ideológicos da capital, estao as regioes centro-norte e leste 2. A primeira delas, a regiao centro-norte, é formada por bairros como Santana, Tatuapé, Vila Guilherme e Vila Maria e se encaixa no espectro político mais conservador. A maior parte da populaçao é de classe média e média baixa, recebendo de 3 a 10 salários mínimos.

Sao bairros relativamente antigos, formados no princípio do século, quando a populaçao acompanhou momentos de grandes lideranças políticas, como foram os casos dos governos Adhemar de Barros e Jânio Quadros, líderes do populismo nacional. Segundo Novaes, nestes lugares, é possível encontrar o paulistano com menor apego às instituiçoes democráticas e ligado a atitudes autoritárias.

O perfil ideológico dessa populaçao pode ser observado no resultado das eleiçoes. Em 1988, foi a regiao onde os vereadores petistas tiveram menos votos. Por outro lado, nas eleiçoes de 1990, seus moradores foram os que mais contribuíram para a eleiçao de deputados estaduais do PDS. Atualmente, é o lugar onde o ex-prefeito Paulo Maluf apresenta o melhor desempenho, com 12% das declaraçoes de intençoes de voto.

A zona leste 2, por sua vez, encontra-se em situaçao oposta. Formada por bairros como Sapopemba, Sao Mateus, Sao Rafael e Cidade Tiradentes, onde a maior parte da populaçao recebe de zero a 10 salários mínimos, possui o diferencial de ser a regiao da cidade onde os pobres sao tradicionalmente organizados.

Desde o início da década de 70, foi nesses bairros que as pastorais da Igreja, ligadas às áreas de saúde e educaçao, e os grupos políticos organizaram movimentos de moradia e atuaram com mais força. Os resultados dessa formaçao sao visíveis nas urnas. Em 1990, em cinco dos sete distritos da regiao, os deputado estaduais petistas obtiveram de 17% a 22% dos votos. Nos outros dois, o índice variou de 14% a 17%.

Covas - A regiao centro-sul, formada por bairros como Itaim Bibi Alto de Pinheiros, Perdizes, Moema, Morumbi, Vila Mariana, concentra os mais elevados índices de renda e educaçao. Como conseqüência, sao mais progressistas do que os do centro-norte, mas ainda mantêm um perfil conservador, tendendo a apoiar o centro. Em 1989, foi uma das únicas regioes do país que levou o hoje governador Mário Covas (PSDB), entao candidato a presidente ao primeiro lugar. Em 1994, seus moradores votaram em peso no candidato Fernando Henrique Cardoso e nos deputados federais do PSDB.

Na regiao sul, estao os pobres desorganizados - é onde o índice de pobreza é mais elevado e os bairros têm formaçao mais recente. Jardim Angela, Capao Redondo, Grajaú, Paraelheiros, sao alguns deles. O eleitorado é movido por decisoes pessoais e acaba, por isso, mais suscetível a candidatos populistas, como foi o caso da candidatura de Francisco Rossi ao governo em 1998, pelo PDT. É justamente nessa regiao que a ex-prefeita Luiza Erundina (PSB) cresce mais.

"O fato de ela nao pertencer mais ao PT, ser mulher e nordestina lhe garante essa aura e os votos nessa parte da cidade", afirma Novaes. Na sua opiniao, a saída do PT é um ponto a seu favor na regiao porque, agora, a imagem pessoal da candidata se sobrepoe, enquanto que, antes, o aspecto institucional do partido era mais evidente nas campanhas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;