Memória Titulo
Santo André faz a Minha Lembrança Escolar

Há um ano Memória celebrou o Dia da Criança publicando fotos dos prefeitos do Grande ABC quando em idade escolar

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Há um ano Memória celebrou o Dia da Criança publicando fotos dos prefeitos do Grande ABC quando em idade escolar. A publicação motivou o prefeito Aidan Ravin a propor que os alunos de Santo André fossem fotografados como ele o fora quando no grupo escolar. Deu certo.

Houve um verdadeiro mutirão. Dez fotógrafos voluntários, espalhados pelos bairros, responderam ao apelo da Prefeitura. Eles se dirigiram às escolas. Em 15 dias, retrataram 33 mil alunos, individualmente e em grupos com suas professoras. E as fotos foram distribuídas graciosamente entre os alunos.

Dr. Aidan lembrou que era comum, no seu tempo de estudante, que fotógrafos fossem às escolas e fotografassem os alunos. Mas nem todos podiam comprar o retrato. "A situação financeira em casa não era tão apertada, então meus pais podiam pagar pela foto. Mas muitos de meus amigos não tinham condições e deixaram de ter esta recordação, que nos proporciona muitas lembranças boas daquela época".

Assim, neste Dia da Criança, e aleatoriamente, Memória publica retratos dos alunos de Santo André feitos o ano passado. Entre eles está a menina Mayara Cristina da Silva, da Escola Fioravante Zampol. Ela é filha do Maurício da Silva, nosso colega do Tratamento de Imagens aqui do Diário. 

2011
Neste ano as fotos serão realizadas novamente a pedido dos próprios pais. O programa Minha Lembrança Escolar está inserido no calendário da cidade, numa inspiração desta página Memória. Que as demais cidades do Grande ABC sigam o exemplo andreense.

Crônica da Vila
Depoimento: Hermínio Costa 

Nasci em 25-4-1944 na Alameda Glória, Centro de São Bernardo, na casa que pertenceu aos Balottim. Meu tio Pedro, que faleceu há pouco tempo, mantinha o acento no "A". Dizia-se que os monges beneditinos haviam tirado o acento, igualando Costà (italiano) a Costa (português). A origem da família é italiana. Meu avô guardava a sua carta de cocheiro com a grafia correta.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de outubro de 1981 

Comunicação (Heitor Capuzzo e Manuel Reis) - Videocassete, democratização da TV.

Crônica 1 (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário) - Cacique Juruna tem muita guerra pela frente, aqui na selva.

EM 12 DE OUTUBRO DE... 

1921 - Miguel Garofalo nasce em Santo André, à Rua dos Italianos, atual Rua Agenor de Camargo. Expedicionário brasileiro na Segunda Guerra Mundial. Presidente dos Pracinhas de Santo André. Presente até hoje nos movimentos cívicos da cidade e Grande ABC. 

1931 - Inaugurado o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, eleito o maior símbolo da América Latina e uma das sete novas maravilhas do mundo.

- Jorge Amado lança O país do Carnaval, livro de estréia.

Trabalhadores

Nascem em 12 de outubro: 

1920 - José Ferreira Santana, de Minas Gerais. Ajudante-mecânico da Rhodia.

1931 - Sebastião Fernandes, de Minas Gerais. Operador da IRFM.

1933 - Genez Marinello, de Minas Gerais. Operário da Rhodia. Residia no Parque das Nações.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia da Criança, Dia do Descobrimento da América (519º ano)

Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Basquete, Dia do Mar e Dia da Leitura.

SANTOS DO DIA 

Conceição Aparecida, Edvino e Serafim. Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Sua imagem foi encontrada por três pescadores, em 1717, nas águas do Rio Paraíba. Em 1904, a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como eterna Rainha do Brasil. Em 1930, o papa Pio XI a proclamou oficialmente Padroeira do Brasil. O 12 de outubro é feriado nacional desde 1988.

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Maria Fornazieri de Vasconcelos, 87. Natural de Jaú (SP). Dia 6. Cemitério do Carmo, Capital.

Luiz Fernandes, 79. Natural de Monte Azul Paulista (SP). Dia 7. Cemitério de Vila Pires. 

SÃO BERNARDO

Odette Vianna de Oliveira Campos, 89. Natural de São Paulo (SP). Dia 7. Cemitério da Quarta Parada, na Capital.

Irena de Campos Chagas, 81. Natural de Ressaquinha (MG). Dia 7. Crematório de Vila Alpina. 

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)

Eulália do Carmo, 88. Natural de Paulista (PE). Dia 4.

José Moreira, 84. Natural de Matão (SP). Dia 6.

Lúcio Alisson, 84. Natural de São Paulo (SP). Dia 6.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;