Política Titulo
‘Jovem guarda’ da direita regional inicia articulação
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
12/12/2004 | 11:56
Compartilhar notícia


Todos têm menos de 35 anos e foram eleitos em outubro para o primeiro mandato de vereador. Juntos, os novos incríveis têm pouco mais de 27 mil votos. A maioria é composta de filhos de veteranos na política regional e todos são ligados a partidos do centro e da direita ideológica. O futuro dessa nova geração de candidatos a caciques começou a ser traçado na semana passada, durante reunião no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC - por ironia, uma espécie de símbolo do planejamento regional, fruto do pensamento da esquerda, principalmente o PT. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Orlando Morando (PL), 30 anos, vice-líder do governo Geraldo Alckmin na Assembléia, dono de uma rede de supermercados e ex-vereador em São Bernardo.

O bloco é formado pelos vereadores eleitos Paulinho Serra (PFL) e Marcelo Chehade (PSDB), ambos de Santo André, Vanessa Damo (PV-Mauá), Lauro Michels (PSDB-Diadema), Dedé da Folha (PV-Ribeirão Pires) e Alex Manente (PPS-São Bernardo). Em breve o grupo vai ganhar nome, regimento interno e agenda de encontros, o próximo deles marcado para 11 de fevereiro. Vanessa é filha de Leonel Damo, adversário do PT na disputa pela Prefeitura de Mauá, travada na Justiça Eleitoral. Michels é neto do ex-prefeito de Diadema, de quem herdou o nome. Manente é filho do ex-vereador e secretário de Obras de São Bernardo, Otávio Manente.

No primeiro encontro, com duas horas de duração, a direita jovem do Grande ABC falou de suas experiências e conversou com o coordenador do programa Juventude Cidadã, de São Bernardo, José Luiz do Prado. Morando afirmou que esse é apenas o começo de uma série de encontros que deverão incluir aulas de formação política.

Os vereadores jovens serão mobilizados também para interagir com o público eleitor da mesma idade. Morando prevê encontro do grupo com o secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, para que seja acertado um programa de visita do grupo às escolas estaduais de ensino médio com o objetivo de promover a aproximação com estudantes. Haverá uma troca, para que os eleitos de uma cidade falem para platéias de municípios vizinhos.

Morando afirma que partidos de esquerda também foram convidados a participar, mas não têm eleitos com menos de 35 para compor o grupo. De acordo com o Orlando Morando, o único convidado ausente foi o filho do vereador Admir Jacomussi (PPS), de Mauá, Átila Jacomussi.

Alex Manente é o mais votado entre os novos atores da política regional, com 12.507 votos, seguido por Vanessa Damo (6.020), Marcelo Chehade (2.862), Paulinho Serra (2.599), Lauro Michels (1.792) e Dedé da Folha (1.270).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;