Economia Titulo
Vale deve decidir futuro de subsidiárias em breve
Por Do Diário do Grande ABC
28/04/2000 | 10:07
Compartilhar notícia


O presidente da Vale do Rio Doce, Jório Dauster, afirmou que está "se aproximando" o momento em que as subsidiárias da companhia que nao têm ligaçao com seus negócios principais - mineraçao e transporte - vao se valorizar no nível ideal.

"Uma vez feito isso, a Vale vai examinar o que mais interessa: vender, comprar ou fazer alianças", disse Dauster, pouco antes de abrir seminário sobre moeda promovido pela FGV-RJ no auditório da Firjan.

"Nesse mundo globalizado, o que você tem que se perguntar é se você tem porte suficiente para ser um ator importante", adiantou Dauster sobre o critério que será usado entre as três opçoes.

Para mostrar como as subsidiárias da Vale se valorizaram ele lembrou que, na época da privatizaçao, a Alunorte valia US$ 40 milhoes e, no ano passado, somente 25% dessa empresa foram vendidos por US$ 200 milhoes. Dauster negou que tenha havido intervençao do governo na Vale para que a empresa se concentre nos seus principais negócios.

"O governo nao manda na Vale", afirmou. Ele disse apenas que o governo resolveu assumir a participaçao no Conselho de Administraçao a que tinha direito por ser dono de 32% das açoes da companhia. Em relaçao ao lucro da Vale divulgado recentemente, Dauster adiantou que este resultado ainda nao reflete o aumento de preços do minério de ferro para a Asia de 5% a partir do segundo trimestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;