Memória Titulo
Dezenove anos de democracia plena: e o Brasil avança

Cai o Estado Novo (em 1945), o Brasil ganha uma nova Constituição, Getúlio retorna ao poder em 1950 - agora pelo voto direto

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Cai o Estado Novo (em 1945), o Brasil ganha uma nova Constituição, Getúlio retorna ao poder em 1950 - agora pelo voto direto. E o País ingressa num período importante da sua democracia republicana. Estudiosos consideram este o período mais aberto da política nacional até então, apesar da Guerra Fria que colocava, de um lado, os Estados Unidos e o mundo capitalista; de outro, a União Soviética e os comunistas.

Voltamos a ter eleições em todos os níveis. O Congresso Nacional funciona. Idem as Câmaras Municipais. Uma era que terminará com o movimento militar de 1964.

Até lá, encontramos os nossos populistas mais modernos, em todos os níveis, inclusive aqui no Grande ABC, com algumas figuras proeminentes nas sete cidades, com destaque disparado para um novo líder regional, Lauro Gomes de Almeida, que passa a receber na antiga chácara de Rudge Ramos, que foi de seu sogro, as mais expoentes figuras do mundo político - em primeiro lugar - econômico e eclesiástico.

Tempo em que para votar o eleitor retirava suas cédulas nos diretórios de sua confiança. Símbolos fáceis de serem guardados, como a vassoura de Jânio, para ‘varrer a bandalheira', e o charuto de Lauro Gomes, sua marca mais significativa.

Mais importante, votava-se. E muitos eleitores daquela era que vai de 1945 a 1964 guardam broches, propaganda política, santinhos recebidos das mãos do seu candidato. Todo mundo tinha no vocabulário palavras como constituição, democracia (vitória da), resistência.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 4 de outubro de 1980

Manchete - Cals (César, ministro de Minas e Energia) anuncia novas fontes para suprir petróleo que falta

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Volkswagen anuncia fábrica no Paraguai.

Alimentos - Pão a Cr$ 2,00 gera conflito em padaria.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa inicia a construção deuma nova ligação com Santo André, a futura Avenida Luiz Pequini.

Rio Grande da Serra - Continua demolição da capela de São Sebastião.

Especial - Domésticos ou selvagens, eles merecem ser lembrados. Hoje é o Dia dos Animais..

Música & folclore - Banda de Pífanos de Caruaru apresenta-se em Ribeirão Pires.

EM 4 DE OUTUBRO DE...
1970 - Emerson Fittipaldi conquista sua primeira vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio dos Estados Unidos.

Agenda da Fundação Pró-Memória
Cinquenta e seis anos da criação da Diretoria de Saúde e Assistência Social de São Caetano (1954).

HOJE
Dia das Aves, Dia da Ecologia e dos Animais, Dia Universal da Anistia e Dia Mundial do Barman ou Bartender.

SANTO DO DIA
São Francisco de Assis (Itália 1182-1226). Participou da semeadura de obras como a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos, Ordem das Damas Pobres ou Clarissas e Ordem Terceira para os leigos consagrados. Amava os animais, as plantas, a natureza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;