Memória Titulo Memória
Santo André. Ribeirão Pires. E a Copa João Ramalho 71
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/06/2017 | 07:08
Compartilhar notícia


Na Semana Moacyr Zucatelli, revivemos a 2ª Copa João Ramalho, disputada em 1971 por seleções municipais do Grande ABC. São Caetano sagrou-se bicampeã, e o técnico vencedor, ele, Moacyr, guardou também fotos de outras duas seleções, Santo André e Ribeirão Pires.

Ribeirão Pires foi melhor que Santo André. Perdeu para São Caetano, mas meteu 3 a 0 na seleção de São Bernardo, 2 a 1 em Diadema e 4 a 0 em Mauá.

Santo André não foi bem. Perdeu para São Bernardo (2 a 0) e empatou com Diadema (3 a 3). Seu principal feito foi adiar o título de São Caetano, ao empatar, também em 3 a 3, em pleno Estádio Lauro Gomes de Almeida.

A Copa João Ramalho de 1971 foi disputada em São Caetano. Além do Lauro Gomes, hoje Anacleto Campanella, foram utilizados os distritais Natale Cavalheiro e Pedro Furlan.

OS TIMES

Não temos a identificação dos jogadores de Santo André e Ribeirão Pires. Mas temos a lista dos jogadores utilizados na Copa pelas duas seleções, baseando-nos nas coberturas do Diário.

Ribeirão Pires – Élcio, Pedro, Jaburu, Didi, Ademar, Pezinho, Acácio, Azeitona, Pedrinho, Miltinho, Jarbas, Norival, Galhardo, Tijolo, Arcênio, Sapão, Elson e Peiroca.

Santo André – Expedito, Adauto, Benê, Tico Branco, Sérgio, Sapinho, Homero, Cabeção, Odair, Zé Carlos, Ortega, Paulinho, Moreno, Delém, Birigui e Celso.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 5 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6460

Manchete – STF suspende gatilho salarial a servidores

Meio Ambiente – Plano Juquiá ameaça a Billings.

Santo André – Família de Umberto Crescini resiste à especulação imobiliária e mantém área arborizada de 1.215 m² ao lado do Parque Duque de Caxias.

São Caetano – O escândalo do DAE: departamento comprou de empresas fantasmas, revela Junta Comercial do 

Estado de São Paulo.

Social – O baile que marcou a comemoração do 73º aniversário do São Caetano EC, um dos destaques da página Encontro, de Claudete Reinhart.

Em 5 de junho...

1887 – Têm início os trabalhos da Hospedaria dos Imigrantes, em seu novo prédio entre os bairros Brás e Mooca, em São Paulo.

1917 – Dentro do Congresso Paulista de Estradas de Rodagem, realizado na Capital, é percorrida a estrada de rodagem São Paulo a Jundiaí, que estava em construção. Das obras participavam presos sentenciados.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: o jornal londrino Daily Mail informa que aliados saudarão a entrada do Brasil na guerra.

-  No Brasil, são mantidos em sigilo detalhes da incorporação dos navios alemães, ancorados no Porto de Santos, ao patrimônio nacional.

1977 – Comercializado o primeiro computador pessoal, o Apple II.

Hoje

Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 5 de junho: 

- Em Goiás, Bela Vista de Goiás

- No Espírito Santo, Divino de São Lourenço

- No Paraná, Lidianópolis

- Em Tocantins, Rio dos Bois

Santos do Dia

- Bonifácio (apóstolo dos Germanos)

- Fernando de Portugal

- Ciria 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;