Memória Titulo MEMÓRIA
A pé de Diadema a Congonhas
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Escrevi um livro para deixar algumas recordações aos meus filhos”.
Cf. Agermo Moreira Dias, 90 anos, o novo memorialista de Diadema.

Estamos nas Semanas Diadema e Mauá, Grande ABC 2016. Iniciamos a fase dos depoimentos. Começamos com o Sr. Agermo, de Diadema. Seguiremos com o professor Guerino Volpi e Moacyr Ferrari, de Mauá; e com o professor João Paulo de Oliveira, de Diadema.

Mourões e arame farpado

Agermo Moreira Dias trocou Minas por São Paulo em 1948. Morou na Água Funda e na Vila Morais, bairros paulistanos. Trabalhou em indústria. Estudou caligrafia. Passou a ser gravador de canetas e outros objetos na Rua São Bento. Por um trabalho de gravação realizado, ganhou uma "caixinha" ou gorjeta do Carvalho Pinto, que chegaria a governador de São Paulo. Ingressou na Panair do Brasil. Ao se casar, em 1954, descobriu Diadema, e aqui iniciou uma história que agora está transformando em livro, aos 90 anos de idade.

No Parque Galícia, Centro de Diadema, Sr. Agermo mantém duas imensas fotos em sua casa, sobre o espaço onde por muitos anos manteve o primeiro armazém de secos e molhados do bairro. São as fotos que publicamos hoje.

Na foto mais antiga, a primeira casa que construiu, de onde se observa uma casinha, ao alto, anterior a dele. Era esse o panorama do bairro, a poucos metros do Centro de Diadema.

Havia cercas de bambus e mourões sustentando fiadas de arame farpado.

DEPOIMENTOS

Trabalhava no aeroporto. Muitas vezes vinha a pé. Não havia calçamento nas ruas, em nenhuma rua. De Diadema ao começo da Avenida Jabaquara, passando pela Avenida Conceição, tudo terra.

Às vezes não havia condução, às vezes não tinha dinheiro para a passagem. Seguia pela Avenida Conceição até o Jabaquara, hoje pela Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira. Gastava uma hora e meia para chegar ao aeroporto.

Sete anos de Panair. Sai dispensado. Com a indenização, montei um botequinho. Vendia feijão, arroz e pinga. Aqui mesmo no Parque Galícia.

Pela planta do loteamento, minha rua era a Avenida “X”, depois Avenida Municipal, hoje Vereador Juarez Rios de Vasconcelos. Ele foi eleito vereador. Nem tomou posse.

Foi nesta avenida que me tornei o primeiro comerciante do bairro. No meu armazém foi instalado o primeiro telefone da cidade, pela Companhia Telefônica da Borda do Campo. O número era 150.

Amanhã em Memória
Traíras e bagres ao lado da Estação de Mauá


Diário há 30 anos


Sexta-feira, 12 de dezembro de 1986 - ano 29, edição 6314

MANCHETE – Governo não vai permitir violência na greve geral marcada para hoje.

GRANDE ABC – Clube de Engenharia com nova diretoria: Luís Augusto Moretti, presidente; Fernando bandini, vice.

DIADEMA – Prefeitura dobra folha de pagamento para operar ônibus.

CINEMA – Síndrome do caipira está de volta. “Um caipira em Bariloche” foi relançado ontem, inclusive no Cine Max, em São Caetano. Encabeça lista de relançamentos de filmes de Mazzaropi. Reportagem: Washington Luiz Araújo.

ESTRADA – Acidente com 20 veículos causa morte na Via Anchieta; engarrafamento de sete quilômetros.


Hoje

Dia Internacional da Criança na Mídia, criado pela Unicef.


Em 12 de dezembro de...

1916 – Tiro 34, sediado na Estação São Bernardo (hoje Celso Daniel, em Santo André), realiza exercícios da companhia sob o comando do tenente do exército Gustavo Ramalho Borba, auxiliado pelo 1º sargento Claro Macedo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: as deportações de civis belgas; resposta da Alemanha ao protesto da Suíça.

1956 – Grupo Executivo da Indústria Automobilística, GEIA, aprova o plano da General Motors, com unidade em São Caetano, para a fabricação de caminhões, com peças nacionais, em suas novas instalações, em São José dos Campos

1976 – Fundada a Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Santo André.

Internacional torna-se campeão brasileiro ao vencer o Corinthians, em seu estádio, por 2 a 0.
“Corinthians enfrentou uma verdadeira guerra no Sul”, escrevia o jornalista Edison Motta, enviado especial do <CF161>Diário</CF>, juntamente com o repórter-fotográfico João Colovatti.


Santos do Dia

Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada a padroeira da América Latina em 1945 pelo papa Pio XII. A Igreja narra que no quinhentismo registrou-se a aparição de Nossa Senhora a Juan Diego, um índio asteca, iniciando-se ali a devolução à Guadalupe.

Duas Paróquias no Grande ABC são dedicadas a Nossa Senhora de Guadalupe: Jardim Riviera, em Santo André; Jardim das Orquídeas, na Grande Alvarenga, São Bernardo. Também a capela do Golden Parque, da Paróquia Jesus de Nazaré, em São Bernardo, é dedicada à santa.

Cury
Maxêncio
Vicelino

Municipalidades

Noventa e seis municípios brasileiros celebram seus aniversários em 12 de dezembro, a maioria de Minas Gerais, incluindo-se a capital Belo Horizonte.

No Estado de São Paulo, aniversaria Ibirá, criado em 12-12-1921, quando se separa de São José do Rio Preto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;