Internacional Titulo
Alívio no Japão depois de retirada de alerta de tsunami
Da AFP
16/11/2006 | 10:38
Compartilhar notícia


Os habitantes da ilha japonesa de Hokkaido, onde ontem houve uma evacuação de emergência por causa de um alerta de tsunami, se mostraram aliviados nesta quinta-feira depois do registro de apenas pequenas ondas.

O alerta de tsunami foi decretado depois de um violento terremoto no Oceano Pacífico, em pleno arquipélago das Ilhas Kurilas, que se estende entre o norte do Japão e o sul da península russa de Kamtchatka.

O terremoto de 8,1 graus na escala Richter ocorreu às 20h15 no horário japonês (9h15 de Brasília). Não houve o registro de vítimas ou danos por partes das autoridades japonesas e russas.

O Japão, situado no cruzamento de quatro placas tectônicas, é afetado por cerca de 20% dos terremotos mais violentos que se registram todos os anos no mundo.

As Ilhas Kurilas e Kamchaka também são alvos freqüentes de terremotos muito fortes, que, no geral, deixam poucas ou nenhuma vítima por causa de sua pouca densidade populacional.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;