Internacional Titulo
Vulcao lança cinzas a 6 mil metros de altura no México
Do Diário do Grande ABC
04/10/2000 | 00:16
Compartilhar notícia


O vulcao Popocatépetl expeliu cinzas esta terça-feira a 6 mil metros de sua cratera, que causou um forte tremor durante 30 minutos, informou o Centro Nacional de Prevençao de Desastres.

O jato de cinza foi lançado pelo vento a sudoeste do colosso de neves perpétuas, localizado a 60 Km a leste da Cidade do México, e por isso é esperada a queda de cinza nessa trajetória ainda esta noite. O jato de cinza rompeu a cúpula de lava na cratera que começou a se formar desde o último dia 15 de outubro, informou o Centro.

A situaçao do Popocatépetl "é de calma, o sinal de alerta está no amarelo, que proíbe a populaçao de se aproximar a menos de 7 quilômetros da cratera", avisou o centro.

O vulcao Popocatépetl (Montanha que fumega, em náhuatl) tem uma altura de 5. 230 metros em relaçao ao nível do mar, e uma cratera de aproximadamente 900 metros de diâmetro com 150 metros de profundidade. Com atividade constante há 800 anos, o vulcao despertou com grandes exalaçoes em 21 de dezembro de 1994, depois de um longo repouso que começou em 1927 (após oito anos de atividade), e os cientistas esperam que continue com "atividade moderada" até o ano de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;