Internacional Titulo
Conferência sobre crianças-soldados é iniciada em Berlim
Do Diário do Grande ABC
18/10/1999 | 12:10
Compartilhar notícia


Uma conferência internacional reunindo 250 pessoas, entre representantes de várias organizaçoes nao-governamentais (ONGs) e governos, começou na manha desta segunda-feira em Berlim para fazer o balanço sobre a utilizaçao de crianças e adolescentes menores de 18 anos em grupos armados regulares e rebeldes espalhados pelo mundo.

A conferência, organizada sob a iniciativa da ``coalizao contra a utilizaçao de crianças-soldados', pretende pressionar os governos para adotarem um protocolo adicional à convençao da Onu sobre os direitos da criança de 1989.

O protocolo permitirá que a idade mínima atual de recrutamento e participaçao nos conflitos - 15 anos - passe para 18 anos.

O convênio está em vias de negociaçao desde 1994 dentro de um grupo de trabalho da Onu, porém as conversaçoes estao ``em ponto morto' devido a oposiçao dos Estados Unidos e da Gra-Bretanha.

As ONGs estao reunidas em uma coalizao internacional desde 1998. Entre as principais participantes estao a Anistia Internacional, Human Rights Watch, Terra dos Homens, Save the Children e Defence for Children International.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;