Internacional Titulo
Cerca de 500 avioes participam de ataques da Otan
Por Do Diário do Grande ABC
04/04/1999 | 15:28
Compartilhar notícia


Depois de receber novos reforços nos últimos dias, a Otan dispoes de cerca de 500 avioes de vários tipos nas bases da Europa, especialmente na Itália, para efetuar os bombardeios contra a Iugoslávia.

Belgrado conta com 73 avioes MiG (47 MiG-21F, 17 MiG-21U e 9 MiG-29), depois de ter perdido, desde o início da operaçao ``Força Aliada', em 24 de março, seis MiG-29. As forças armadas iugoslavas também dispoem de várias baterias de mísseis terra-ar e pelo menos cem mísseis terra-ar Sam (SA-6, SA-3 e SA-2).

A Otan contam com grande variedade de avioes: caça-bombardeiros 'invisíveis' F-117A, B-52 (com amplas possibilidades de açao), bombardeiros furtivos B-2 (usados pela primeira vez em combate na Iugoslávia), bombardeiros estrátegicos B-1, A-10A Thunderbolt, chamados de ``destruidores de tanques', caças F-15, F-16, Mirage, Jaguar, Tornado, avioes de guerra eletrônica EA-6B Prowler e de reconhecimento, avioes-radar Awacs, entre outros.

Dependendo do modelo, os avioes estao equipados com mísseis de cruzeiro, de longo alcance, no caso dos B-52, ou mísseis de ataque ar-terra ou de defesa aérea. No Mar Mediterrâneo, a Otan dispoe de grupos aeronavais e de submarinos com mísseis de cruzeiro.

O porta-avioes norte-americano ``Theodore Roosevelt' e sua esquadra naval, que estavam destinados ao Golfo Pérsico, participarao da operaçao da Otan na Iugoslávia, anunciou no sábado o Pentágono. Mais da metade dos avioes presentes sao norte-americanos, entre eles 11 B-52 e 24 F-117.

Cerca de 50 avioes, em particular Mirage 2000C de defesa aérea, 2000D de ataque e Jaguar e Mirage F1-CR de reconhecimento e de ataque, pertencem à França, enquanto que a Alemanha tem avioes de combate Tornado-ECR, especializados na localizaçao e destruiçao de defesas anti-aéreas, e a Gra-Bretanha dispôs caça-bombardeiros, em particular 12 Harrier.

O Canadá deslocou para a Itália 12 caças CF-18, a Espanha caças F-18 e a Holanda, Bélgica, Dinamarca, Itália, Portugal e Turquia, além da Noruega, vários F-16.

Nas operaçoes aéreas participam 13 países da Otan, do total de 19 estados-membros da aliança: Estados-Unidos, Canadá, França, Gra-Bretanha, Alemanha, Itália, Bélgica, Portugal, Espanha, Turquia, Holanda, Dinamarca e Noruega.

Os seis membros restantes sao Grécia e Islândia, que nao têm exércitos, e Luxemburgo, Polônia, República Tcheca e Hungria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;