Política Titulo
Praça de São Caetano terá o nome de Luiz Tortorello
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
23/12/2004 | 11:07
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano Luiz Tortorello, que morreu na sexta-feira, vítima de câncer na região gástrica, será homenageado nesta quinta-feira em dois eventos. Logo pela manhã, o Paço Municipal receberá familiares, funcionários, colaboradores e moradores para a missa de sétimo dia. A celebração terá início às 10h, na rua Roberto Simonsem, 566, no bairro Cerâmica.

À noite, Tortorello receberá uma homenagem oficial inesperada. A antiga praça 1º de Maio, considerada a "menina dos olhos" de Tortorello, receberá o nome do prefeito falecido. A área, que passou por grande reforma, será inaugurada pelo prefeito Silvio Torres (PTB), às 19h30, com a participação da Filarmônica da cidade.

A mudança de nome da praça havia sido descartada por Torres na semana passada, quando o prefeito declarou que a praça 1º de Maio era muito tradicional. "Lá estava localizada a primeira escola do município. É uma área histórica", justificou-se. Torres afirmou que, para evitar que a história fosse modificada, um viaduto em construção seria batizado com o nome do prefeito Luiz Tortorello. Mas os planos mudaram.

Durante o período de internação no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, Tortorello manifestou ao presidente da Câmara, Paulo Pinheiro (PTB), o desejo de sair para participar da inauguração da praça, prevista inicialmente para o dia 10. Como o quadro de saúde do prefeito não permitia sua saída, a reinauguração foi adiada.

Localizada no quadrilátero situado entre a avenida Goiás e ruas Manoel Coelho, Rio Grande do Sul e Jayme da Costa Patrão, a área faz parte do projeto de reurbanização do Centro.

O local, que abrigava a Concha Acústica – demolida no início do ano –, ganhou novo visual. Nos 8 mil metros quadrados estão distribuídas diversas colunas em estilo grego, adornos em formato de arcos e um obelisco rodeado por 15 fontes, referência à quantidade de bairros de São Caetano. A praça Prefeito Luiz Olinto Tortorello terá também áreas verdes, compostas por palmeiras imperiais, plantas ornamentais e gramado, bancos e bases de tijolos à vista e um posto policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;