Economia Titulo
Cai concentração de capital das empresas abertas no País
Por
21/07/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O capitalismo brasileiro vai, aos poucos, mudando de perfil. Em três anos, caiu pela metade a concentração de capital nas empresas abertas brasileiras listadas no Novo Mercado da Bovespa - segmento da bolsa na qual as companhias têm de seguir regras mais rígidas de governança.

Até 2004, a média de concentração do capital nas mãos de um único acionistas era de 70%. De lá para cá, esse índice veio caindo e, atualmente, o maior acionista das empresas listadas no Novo Mercado detém, em média, 36,39% das ações, segundo estudo da FGV Direito (Fundação Getúlio Vargas).

Essa dispersão do capital é uma característica bastante presente em países onde o mercado de ações é bem desenvolvido, caso dos EUA e Reino Unido, e mostra uma evolução do sistema de controle familiar para um controle mais profissional.

Um exemplo é a cervejaria americana Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser e adquirida na semana passada pela belgo-brasileira InBev. A empresa tem o capital bem pulverizado: o maior acionista, a holding Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, não detém mais do que 5,5% das ações. A família Busch, fundadora da companhia há 150 anos, possui apenas 3,5% do capital.

No Brasil, a pioneira a caminhar nessa direção foi a varejista Lojas Renner. A companhia era administrada pela família Renner até 1967, quando abriu seu capital. Em 1998, 97% das ações foram adquiridas pela J. C. Penney, rede americana de lojas de departamento. Após sete anos como acionista controlador, o grupo optou por encerrar suas operações no Brasil e fez a oferta pública das ações - o que transformou totalmente a estrutura acionária da empresa.

"Talvez sejamos a única empresa no Brasil com o capital efetivamente pulverizado, sem a presença de um acionista ou holding controladora", diz José Carlos Hruby, diretor de relações com investidores da Renner. São cerca de 8 mil acionistas, 80% deles estrangeiros.

Os dois maiores acionistas, os fundos Sloane Robinson LLP e T. Rowe Inc, detêm respectivamente 5,52% e 5,65% das ações. O valor de mercado da empresa é estimado em R$ 3,8 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;