Cultura & Lazer Titulo
Regina Casé mostra suas mil cores em livro
Por Melina Dias
Da Redaçao
06/05/2000 | 17:18
Compartilhar notícia


  A camaleoa Regina Casé, 46 anos, carioca, uma filha, acaba de lançar o livro Já. O volume, gordinho, traz centenas de fotos instantâneas feitas ao longo dos últimos 20 anos. É uma espécie de álbum, desses pequenos, que a gente ganha ao revelar fotos. O formato e o conteúdo - registros descompromissados de amigos, parentes e entrevistados - indicam ao que veio o produto: é uma grande brincadeira.

Só que, em se tratando dessa mulher, nada é o que parece. O design de Já, produzido pela badalada editora DBA, é sofisticado, funcional e bem-humorado. As orelhas se transformam em alças para levar o livro para cima e para baixo. Tudo isso também faz o álbum custar salgados R$ 45.

Quanto ao conteúdo, esse tem causado reaçoes bem distintas. Há os que só conseguem parar de folhear o álbum quando ele termina. Outros, nem abrem e já resmungam que nao se interessam pela vida pessoal de Regina Casé. Para esses, ela saca (mais) uma gozaçao: "Primeiro, nem é tao pessoal assim. Nem minha mae aparece! E podia ser pior. A editora queria colocar um fotógrafo profissional me seguindo para produzir o livro. Imagina, que horror, eu posando para as fotos!".

A verdade é que Regina deve gostar muito de registrar seu dia-a-dia e tem motivos para isso. Com uma origem essencialmente alternativa no teatro, hoje ela comanda um programa com a sua cara na emissora de TV mais poderosa e pasteurizada da América Latina. Sustenta, ao lado dos humoristas do Casseta & Planeta, a fileira de resistência ao padrao global.

Regina nao é linda, loira e magra, segundo os ditames atuais. Só veste um tailleur se for para compôr personagem. Abriu seu espaço na mídia e nele fala do que mais gosta: gente. Nao "do povao" ou de "ilustres anônimos", como alguns simplificam, mas seres humanos com particularidades que sua sensibilidade como entrevistadora revelam. Tudo sem ser chata ou sisuda (pelo menos na maior parte do tempo). Angulos dos seus melhores momentos à frente do Brasil Legal, Programa Legal e Muvuca estao no livro.

Já para alimentar o voyeur que está em todos nós, os pesquisadores garimparam no acervo de 3,5 mil fotos de Regina momentos de intimidade (e tietagem) com dezenas de famosos. Você fecha o livro e tem a impressao de que todo mundo que fez história nas últimas duas décadas está ali.

Há ainda Benedita - muitas fotos de Benedita -, hoje às vésperas de completar 11 anos. "Ela aparece bastante, pois criança combina com o espírito brincalhao do livro", comenta a coruja. Mas, de fato, o que mais tem é marmanjo fazendo micagem para a Polaroid de Regina. Talvez porque ela ensinou para toda aquela gente a coisa mais gostosa da foto instantânea: clicar a si mesmo e aos amigos para, segundos depois, todo mundo rir da própria cara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;