Setecidades Titulo
Estoril reabre neste sábado,
mas teleférico só em fevereiro
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
10/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


O Parque Estoril, em São Bernardo, reabre amanhã após 33 dias fechado para as obras do teleférico. O público precisará ser paciente, pois a área em que as intervenções ocorrem segue fechada até o fim de fevereiro. A previsão era entregar o equipamento, orçado em cerca de R$ 1,3 milhão, em janeiro, mas segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, a chuva atrapalhou os planos.

O secretário destacou ainda que o parque precisou ser fechado para garantir a segurança da população. "A empresa derrubou toda a estrutura do teleférico, pois estava corroída pela umidade. Ter um visitante por perto traria risco de acidentes", afirmou. Conceição explicou que esta parte da obra foi concluída e agora é possível reabrir o Estoril.

A empresa vencedora da licitação, a Migliorini Artes, Escultura e Modelagem, realiza a substituição das cinco torres de sustentação dos cabos de aço por outras de 1.800 quilos cada, compostas por tubos de aço metálicos com altura média de nove metros. O teleférico tem 800 metros de extensão e percorre todo o parque. A capacidade de transporte é de 74 pessoas, e cada assento suporta até 400 quilos.

Após a inauguração, São Bernardo será a única cidade do Brasil com dois teleféricos turísticos, segundo o secretário. O outro fica na Cidade das Crianças.

Parque pode fechar de novo durante o próximo ano

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, pediu paciência aos frequentadores do Parque Estoril pelo menos até o primeiro trimestre de 2012. "Em alguns momentos teremos de fechar o Estoril para diversas obras, com o objetivo de melhorar o espaço", afirmou.

Ainda para este ano está prevista a instalação da academia de ginástica ao ar livre no Estoril e na Cidade das Crianças. "Os equipamentos chegarão em breve e vamos concluir até o fim do mês", garantiu. A sonorização do parque, prometida também para o fim de 2010, sofreu atraso por conta de trâmites burocráticos na licitação. A previsão é concluir no primeiro trimestre do ano que vem.

Outras intervenções como o sistema de esgoto, reformas da portaria, píer do pedalinho e vestiários, readequação da área de churrasqueiras e quiosques, construção e instalação de um novo restaurante, revitalização da Prainha do Estoril e a construção do primeiro Centro de Canoagem do Brasil também estão entre as mudanças previstas para 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;