Setecidades Titulo
São Caetano vai instalar radar
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
28/01/2001 | 19:22
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano vai instalar sistema de radares fixos e móveis, lombadas eletrônicas e furões (detectores de avanço de semáforo) e começar a multar motoristas infratores. A medida, que segundo o diretor do DTV (Departamento de Trânsito e Vias Públicas), Moacir Guirão, pretende diminuir o elevado número de acidentes na cidade, deverá ser implementada daqui há seis meses. Contudo, os locais e principais cruzamentos para a instalação dos equipamentos já vêm sendo discutidos.

“Todas as cidades circunvizinhas a São Caetano possuem radar para controlar a velocidade. O que percebemos é que, ao entrar em nossa cidade, os motoristas abusam pelo fato de não haver qualquer tipo de sistema eletrônico. Dessa forma, o número de acidentes aumentou nos últimos tempos, principalmente na avenida Guido Aliberti, que liga Santo André a São Caetano e São Caetano a São Paulo”, justificou Guirão. Porém, o número exato de ocorrências não foi informado pelo diretor do DTV.

Mesmo ciente de que a implementação de radares eletrônicos não irá agradar uma grande parte da população, o diretor defende a implementação do sistema. “Todo o investimento feito nos últimos dois anos para conscientizar o munícipe no trânsito não foi suficiente.”

Entretanto, o diretor disse que em São Caetano o sistema não funcionará o dia inteiro. “Na madrugada, o radar não irá funcionar. A intenção não é multar por multar”, disse. Antes da implementação definitiva, o DTV irá promover campanha de orientação ao munícipe condutor. “Acreditamos que os acidentes diminuirão consideravelmente.”

Guirão adiantou que a avenida dos Estados – no trecho que atravessa São Caetano –, além da Kennedy, Guido Aliberti e Goiás, consideradas avenidas perigosas, receberão radares fixos e móveis. “São vias importantes de acesso no município”, ressaltou. Outras ruas também deverão receber radares ou mesmo lombadas eletrônicas, como são mais conhecidos os detectores de velocidade, que funcionam com sensores equipados com radar, semelhante ao de radares utilizados pela Polícia Rodoviária.

Para tanto, os locais escolhidos precisam estar bem sinalizados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro determina, e os equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O diretor do Departamento de Trânsito da cidade defende os radares móveis. “Eles dão maior flexibilidade e, colocados esporadicamente em alguns locais, o condutor passará a respeitar o limite de velocidade. Mas jamais estarão escondidos”, afirmou.

A partir de fevereiro, a Prefeitura deverá publicar o edital de licitação para escolha da empresa que irá prestar o serviço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;