Economia Titulo
Brasil quer ver a Copa de TV nova
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
31/05/2006 | 08:01
Compartilhar notícia


Enquanto a bola não rola na Copa do Mundo da Alemanha, o varejo brasileiro sua a camisa para atender ao forte aumento da demanda, em especial no segmento de eletroeletrônicos. A Casas Bahia é um exemplo. A rede líder no país vendeu na semana passada – em sete dias de promoção – quase R$ 16 milhões em televisores de plasma, pouco mais de 2 mil unidades.

A ofensiva comercial da Casas Bahia, definida em parceria com a Philips, consistia em propor aos consumidores que comprassem um aparelho de 42 polegadas levar para casa uma outra TV do mesmo modelo, por apenas R$ 1, caso o Brasil fature o hexacampeonato.

A Copa também tirou os hipermercados Extra da rotina de vendas. O setor de eletroeletrônicos da rede ampliou em 60% a comercialização neste início de ano em comparação à mesma época do ano passado. Além do aumento da demanda por TVs, o bom resultado é atribuído às promoções.

“A Copa tem grande influência na venda de áudio e vídeo. No caso dos equipamentos de plasma, o acesso do consumidor pode ser viabilizado prioritariamente pela queda de mais de 50% no preço, aliado às facilidades de pagamento”, diz a gerente comercial de eletro do Grupo Pão de Açúcar, Rita Bellizia.

Segundo ela, o Extra deverá encerrar o primeiro semestre deste ano com expansão de 55% nas vendas de eletrônicos ante os seis primeiros meses do ano passado. Por essa razão, a rede dobrou suas expectativas, antes em 25%, em função das vendas verificadas nas últimas semanas, quando o segmento de TVs registrou grandes volumes comercializados.

O Carrefour também se aproveita do clima de euforia pré-copa para faturar. A rede – vice-líder no varejo supermercadista do país – lançou um megacatálogo de ofertas, em que se destaca a promoção de TVs de plasma. Graças a uma parceria com a Gradiente, o cliente que optar pelo televisor 42 polegadas da marca (R$ 6.999) leva um DVD com karaokê por R$ 2,99. A direção do Carrefour afirma que a promoção não vai se tornar mais agressiva até fim de junho, com o lançamento de novos cadernões de ofertas.

Já o Wal-Mart decidiu cortar preços e parcelar em até 12 vezes sem juros no cartão próprio. A promoção vale para toda linha de vídeo – das pequenas 14 polegadas com tela plana aos modernos televisores de plasma e LCD (cristal líquido).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;