Diarinho Titulo Imaginação
Viaje pela leitura!

Engana-se quem pensa que ler é apenas obrigação da
escola; durante férias, pode ser ótima opção de lazer

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
15/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Laura Zanei Bonilha, 9 anos, curte ganhar livros. Tanto que foram justamente os presentes que recebeu de familiares no Natal e no aniversário (ela nasceu em dezembro). Agora, nas férias, divide seus horários entre brincadeiras, computador, TV e leitura.

A menina, que também adora passear em livrarias, garante que se diverte com as histórias. Aprendeu desde pequena que ler não é apenas obrigação escolar, mas forma de lazer. "Quando era mais nova ficava ansiosa para entender as palavras sozinha", diz Laura, que não dormia sem que a mãe lesse algo.

Já Mariana Inês de Sousa, 9, nem liga muito para a televisão. Prefere viajar principalmente pelos contos de fadas. "No livro, a gente percebe melhor a história. Consigo imaginar como os personagens e os lugares são", explica.

As irmãs Isabel, 6, e Larissa Kakimore, 5, ainda não sabem ler sozinhas; precisam da ajuda de um adulto. Mesmo assim, gostam de conferir as ilustrações dos gibis da Turma da Mônica e dos livrinhos que têm em casa. "Quero aprender logo para contar histórias para a Larissa quando o meu pai não está", afirma Isabel.

MAIS LEITORES - O Brasil precisa de mais leitores. Segundo pesquisa, os brasileiros leem, em média, menos de dois livros por ano (na França são sete obras anuais). O escritor Ziraldo, pai do Menino Maluquinho, defende que ler é mais importante do que estudar, pois o hábito nos torna mais preparados para ajudar a desenvolver o País.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;