Nacional Titulo
Índios reclamam posse de terra em visita de FHC
Das Agências
26/12/2001 | 11:43
Compartilhar notícia


Os índios terenas, que vivem na Reserva Ecológica do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, reivindicaram a posse de terras durante a passagem do presidente Fernando Henrique Cardoso pela região.

O Refúgio do Cimán, uma área de 53 mil hectares que pertence ao empresário Roberto Klabin, escolhida por FHC para passar quatro dias, é reivindicada por cinco mil indígenas que vivem na aldeia de Cachoeirinha.

O antropólogo Gilberto Azanha, contratado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), concluiu um informe que assinala que uma parte do terreno onde se situa a fazenda do empresário Klabin pertence aos indígenas.

Em contato com os brancos desde o final do século 18, a aldeia de Cachoeirinha não foi demarcada oficialmente, pois os índios terenas não aceitam os 2.700 hectares que lhes foram atribuídos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;