Internacional Titulo
Epidemia de Febre do Vale do Rift deixa 75 mortos no Quênia
Por Da AFP
08/01/2007 | 08:20
Compartilhar notícia


Uma epidemia de FVR (Febre do Vale do Rift) que afeta o nordeste do Quênia há três semanas já provocou 75 mortes, segundo um novo balanço divulgado pelas autoridades do país, que iniciaram uma campanha de vacinação em massa dos rebanhos.

A epidemia deixou 70 mortos em quatro distritos da região nordeste, informou o coordenador dos serviços de saúde da zona, Omar Ahmed. Outros cinco óbitos foram registrados no distrito de Kilifi, na costa do Oceano Índico. De acordo com o ministério de Recursos Animais, uma campanha de vacinação pretende imunizar um milhão de cabeças de gado para conter a epidemia.

A doença viral é transmitida aos seres humanos pelos mosquitos que estiveram em contato com animais infectados e se manifesta com sintomas semelhantes ao dengue ou à malária. A enfermidade foi identificada pela primeira vez nos anos 1930 no Quênia, na região do vale do Rift. Uma das pragas do Egito descritas na Bíblia tinha traços similares, o que dá a entender que poderia ter sido causada pela FVR. A aparição da doença geralmente coincide com períodos de fortes chuvas, o que é o caso atualmente nesta região do Quênia, afetada desde outubro por tempestades e inundações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;