Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Há 25 anos morria Samuel Beckett, dramaturgo do ‘Teatro do Absurdo’

O escritor irlandês recebeu o Nobel da Literatura no ano de 1969

Por Marcela Munhoz
22/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


No dia 22 de dezembro de 1989 morria em Paris, aos 83 anos, Samuel Beckett. Nascido em Dublin, o dramaturgo e escritor irlandês é considerado um dos últimos modernistas e um dos autores mais influentes do século 20. Escreveu poemas e textos em prosa – como romances, novelas, contos e ensaios –, além de obras para o teatro, cinema, rádio e televisão. Suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas. Beckett graduou-se em Literatura no Trinity College de Dublin, onde estudou também italiano e francês. Em 1942 escreveu parte da novela Watt. Entre 1951 e 1953 criou a trilogia Molloy, Malone Morre e L’Innommable, cujo tema é a solidão do homem.

Mas foi com Esperando Godot que Beckett iniciou o teatro do absurdo, cujas principais características, entre outras, são peças que alternam elementos cômicos e imagens horríveis ou trágicas, com personagens que vivem situações sem solução e são forçados a executar ações repetitivas ou sem sentido, muitos diálogos cheios de clichês e jogo nonsense de palavras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;