Política Titulo Após apoio
Lauro abre espaço ao PRB no secretariado após apoio na Câmara

Duas semanas depois de garantir voto em Dourado na presidência do Legislativo, partido indica Bialli ao Desenvolvimento Econômico

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), abriu espaço no secretariado para o PRB, duas semanas depois de acertar com o partido apoio ao candidato do Paço à presidência da Câmara, o vereador tucano José Dourado. O empresário diademense Jorge Bialli foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico, no lugar de Illiomar Darronqui (PR), ex-prefeiturável de São Caetano.

A administração, diferentemente de outros casos, não fez apresentação formal do novo titular da Pasta. Sequer informação no site oficial da Prefeitura foi publicada sobre a troca. Tudo porque o objetivo era passar despercebida a indicação do PRB, para que não houvesse vinculação da parceria acertada na Câmara com a contratação de um republicano para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Entretanto, o vereador Ricardo Yoshio (PRB) publicou em rede social duas fotos, ao lado de Bialli, em reunião com outro empresário da cidade. O parlamentar apresentou o aliado como “novo secretário de Desenvolvimento Econômico”. Pastor João Gomes, o outro vereador do PRB, também divulgou fotos anunciando Bialli. Os fatos que desagradaram o governo.

O Diário apurou que a indicação de Bialli à Pasta de Desenvolvimento Econômico não está atrelada ao acordo firmado para a eleição da Câmara. Para que a bancada do PRB – composta por Yoshio e Pastor João Gomes – votasse em Dourado, foi ampliado espaço no segundo e terceiro escalões. A nomeação de Bialli já é costura para 2016.

Lauro afirmou ao Diário que vê Yoshio como potencial candidato a vice, ao lado do vereador Vaguinho do Conselho (PSB). O republicano também é nome comentado para assumir a Secretaria de Saúde caso o verde seja reeleito. Os dois chegaram a trocar farpas públicas, quando Yoshio chamou o chefe do Executivo de demagogo, na tribuna, por absolver o secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), dos problemas no setor. O vereador, inclusive, patrocinou a abertura da CPI da Saúde, encerrada no mês passado sem apontar o governo municipal como culpado.

ALTERAÇÕES
Bialli é o terceiro a ocupar a Pasta. Lauro iniciou o governo com Wagner Kuroiwa à frente do setor, por indicação do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), fiador da campanha do então vereador diademense. Ex-servidor na Prefeitura de São Bernardo, Kuroiwa pediu exoneração em Diadema por motivos particulares e foi substituído por Illiomar Darronqui, também aconselhado por Morando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;