Palavra do Leitor Titulo Memória
Diadema & Mauá: história em construção

A história das aniversariantes Mauá e Diadema perde-se no tempo e consolida-se no século passado...

Ademir Medici
08/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Os meninos vão ficar emocionados em ver seus nomes no Diário.”

Professora Raquel, de Diadema.

A história das aniversariantes Mauá e Diadema perde-se no tempo e consolida-se no século passado. No século 19 fizeram parte da Freguesia de São Bernardo. No século 18 foram duas grandes fazendas. No século 17...

Não, a história que Memória começa a mostrar hoje é bem contemporânea. No caso de Mauá, começa na década de 1980, quando conhecemos o pesquisador João Sérgio Rimazza; no caso de Diadema, começou com a Feira do Livro de setembro último, quando conhecemos a professora Raquel de Medeiros Alexandre.

Rimazza está editando um livro de memórias da sua Mauá; Raquel estimulando alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeb Cândido Portinari a escreverem crônicas históricas. Pensamos: por que não trazer esse time para as semanas Diadema e Mauá 2014?

E as semanas começam hoje. Semana passada, com o repórter-fotográfico Nario Barbosa, percorremos as ruas de Mauá levados pelo Rimazza. Semana retrasada passamos um período de aulas com os alunos do Portinari. Jantamos com eles na escola – que delícia de comida! Tiramos fotos. Conhecemos mais dois professores: a Lucinete e o Luciano. Lucinete, incrível, vestiu a camisa da memória. Entrevistou seus alunos. Buscou antigas fotos. Deu um show de participação. E neste feriado mauaense e diademense, a apresentação.

Essa gente bonita estará conosco nesta e, possivelmente, na outra semana. Contando histórias, falando das suas cidades. Hoje os apresentamos a vocês. Vibramos pelos poros desde já. Vocês vão ver que beleza. Aulas que eles nos passam, de amor, respeito e cidadania.

O desafio: encontrar espaço para Diadema e Mauá aqui em Memória, diariamente. Mesclar as cidades. Juntar sonhos. Vai dar certo. Parabéns, Mauá e Diadema; parabéns, novos parceiros da Memória – no caso dos alunos da EJA e seus professores e coordenadores; parabéns ao velho parceiro Rimazza de Mauá, o filho da dona Carolina. Quem sabe um dia a gente reúna mauaense e diademenses. Pode ser em Mauá, pode ser em Diadema, pode ser em qualquer ponto do Grande ABC.

Em 8 de dezembro de...

1914 – Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo, promove festa em louvor à sua padroeira, com alvorada, missa cantada, leilão de prendas, procissão e jantar oferecido pelos festeiros: coronel Oliveira Lima e Theodora Maria de Almeida, mulher de Manoel Eduardo de Almeida, o cartorário Maneco do Padre.

- A guerra. Manchete do Estadão: o desenvolvimento da campanha contra a Alemanha nos Estados Unidos.

1944 – Realizada no Palácio dos Campos Elísios, sede do governo paulista, a solenidade de entrega das chaves simbólicas aos prefeitos nomeados dos 36 novos municípios paulistas, cuja instalação oficial se dará em 1º de janeiro de 1945.

Wallace Cockrane Simonsen, nomeado prefeito de São Bernardo, discursa em nome dos demais. Da sua fala:

“A festividade de hoje é eminentemente nacional. Ao considerarmos a vastidão do nosso território, é jubilo comemorar a criação de 36 municípios em um só Estado, o que é indício veemente de densidade da civilização. A revigoração municipal faz desaparecer a melancolia das grandes extensões de terra, grandeza monótona, mas verdadeiro entrave à formação dos aglomerados humanos e ao estabelecimento de vias de comunicação”.

As chaves entregues aos prefeitos foram confeccionadas com prata das minas de Apiai. O minério foi reduzido e laminado pela Laminação nacional de Metais, de Utinga, Santo André. E as lembranças ofertadas ao governo pela Prefeitura de Santo André.

1944 – Instala-se, no Teatro Municipal de São Paulo, o Congresso Brasileiro da Indústria.

1954 – Inaugurado monumento ao padre José de Anchieta, apóstolo do Brasil, na Praça da Sé, comemorativo ao 4º centenário de São Paulo.

Diário há 30 anos

Sábado, 8 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5693

Manchete – Comício pró-Tancredo reúne pouco mais de 30 mil na Praça da Sé</CF>

Mauá & Diadema – Problemas e planos iguais; fábricas e casas se misturam em Diadema; indústrias e comércio explodem em dez anos em Mauá; desfiles nas duas cidades: Avenida Antonio Piranga e Avenida Barão de Mauá.

Santo André – Prefeitura fará empréstimo e Cr$ 25,5 bilhões para obras do Projeto Cura 3 e 4.

São Caetano – Associação Comercial e Industrial entrega o título de industrial do ano a Dionísio Juliani, da indústria de bijuteria Signo Arte; e ao comerciante do ano, Mauricio Korn, da M. Korn Joalheiros. Na presidência da Aciscs, Alarico Suhadolnik.

Município Paulista

- Além de Mauá e Diadema, celebram aniversário hoje: Caconde, Campinas, Dracena, Guararapes, Guarulhos, Jandira, Mariápolis, Mendonça, Nova Castilho, Palmares Paulista, Parapuã, Pereiras e Votorantim.

Santos do dia

- Imaculada Conceição de Maria. A data remonta ao século 8 no Oriente. No Ocidente há notícia da festa na Inglaterra e na Normandia desde o século 9. Em 1854 o papa Pio IX proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria.

- Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira dos Joalheiros.

- Eucário

- Lucila

- Romário 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;