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Ford e Chrysler têm queda nos EUA
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
04/01/2007 | 12:08
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As vendas nos Estados Unidos da Ford Motor Company caiu 12,8% em dezembro, na comparação com o mesmo período de 2005. O balanço do último mês de 2006 foi anunciado ontem pela companhia. De acordo com o relatório, a empresa colocou no mercado norte-americano 2,9 milhões de unidades no ano passado, o que representa queda de 8% das vendas sobre o acumulado de 2005.

O desempenho da Ford foi melhor no segmento de automóveis, com crescimento de 5%. O destaque nas vendas ficou por conta do Ford Fusion, Mercury Milan e Lincoln MKZ, que totalizaram 211.469 unidades comercializadas. Por outro lado, a divisão de picapes, que costuma proporcionar o melhor retorno para a empresa, registrou baixa de 14%.

Vale lembrar que a Ford Brasil encerrou 2006 com um dos melhores resultados já obtidos no país. A previsão da companhia é que com as vendas de dezembro o número de unidades comercializadas em 2006 chegue a 220 mil somente no mercado interno.

Nos Estados Unidos, o balanço também foi negativo para a DaimlerChrysler. Embora tenha registrado tímido incremento de 1% nas vendas de dezembro, com 218,530 automóveis comercializadas, o acumulado do ano foi fraco. Na comparação com 2005, o ano passado registrou queda de 5% – ao todo, foram vendidas 2,3 milhões de unidades, contra 2,5 milhões no ano anterior.

Os dados não surpreendem os analistas. De forma geral, a demanda do mercado norte-americano, assim como do Canadá, Europa Ocidental e Japão, deve recuar em 2007.

De acordo com o mais recente Relatório Global sobre Automóveis, divulgado pela Scotia Economics, o ritmo de vendas só deverá continuar acelerado na China, Índia e América Latina.



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