Automóveis Titulo Serviço
Férias seguras

Antes de cair na estrada é importante não esquecer de checar que itens da caranga precisam de manutenção

Por Lukas Kenji
Especial para o Diário
02/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Férias, sol, verão... Ótimo cenário para colocar a família na caranga e pegar a estrada. Mas antes de sair de casa é preciso ver ser tudo está nos conformes, afinal, este é um dos períodos com maior ocorrência de acidentes. No Sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, 1.048 acidentes foram registrados em janeiro e fevereiro de 2012, de acordo com a Ecovias. Então, além de prestar muita atenção ao volante, é preciso observar que itens do carro necessitam de reparos.

Nada melhor do que começar o check-list pelo coração do veículo, o motor. Por isso, é preciso prestar atenção no óleo lubrificante, tanto no nível quanto nos períodos de trocas. O analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Gerson Burin, indica comprar produtos com as especificações sugeridas no manual do carro. Seguindo tudo a risca, o veículo se exime de problemas de lubrificação e refrigeração.

Também é bom ficar ligado no sistema de arrefecimento. Se você tem a necessidade de colocar água no radiador com frequência, algo está errado. Então, não hesite em ir a um mecânico. Não esqueça também de colocar água e aditivo sempre com o motor frio para evitar choque térmico.

Ainda falando do propulsor, fique atento às velas de ignição. Observe no manual do veículo qual quilometragem é recomendada para que elas sejam substituídas. Desta forma, o bloco mantém sua potência e, principalmente, consumo regular de combustível.

Outra recomendação do especialista do Cesvi se refere às correias do alternador. "É fundamental verificar se elas estão ressecadas ou se sofreram algum tipo de dano. Se for constatada qualquer avaria, o componente deve ser substituído", recomenda Burin.

E nem pense em cair na estrada com pneus carecas ou com bolhas. Preste atenção também se os pneus estão desgastados, o que remete a balanceamento de rodas e alinhamento de direção. Levar o carro a um auto-centro é bom para verificar o estado de amortecedores, molas, buchas e bandejas.

No entanto, quando se pensa em segurança na estrada, os freios logo vem à cabeça. O sistema requer cuidado com lonas, discos e pastilhas. Verifique ainda se está tudo em ordem com o fluído de freio. "Se ele baixa com muita frequência, é primordial analisar toda linha do sistema, pois pode estar ocorrendo vazamentos", atenta.

Se na estrada cair aquela chuva, é bom estar com os limpadores de para-brisa em dia. Cheque tanto seu funcionamento elétrico como o esguicho de água.

Para finalizar, não despreze o sistema elétrico do possante. Verifique faróis, lanternas e luzes indicativas. É importante também saber como está a bateria. Se o veículo está com problemas de partida, é bom observar a situação tanto do componente, quanto do alternador.

Se mesmo com todas essas recomendações seu carro te deixar na mão, será necessário fazer uso de ferramentas obrigatórias. Sendo assim, não custa nada checar se estepe, triângulo, chave de roda e macaco estão nos conformes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;