Esportes Titulo
Barcelona humilha Real e Ronaldinho dá show
Renan Cacioli
Do Diário do Grande ABC
20/11/2005 | 09:39
Compartilhar notícia


O jogo do ano, O clássico do planeta, O duelo dos melhores. Todas estas definições foram utilizadas durante a semana para apresentar o clássico entre Real Madrid e Barcelona, sábado à noite, no estádio Santiago Bernabéu, casa dos madrilenhos. Passados os 90 minutos do confronto, a certeza amarga que os torcedores dos galácticos tiveram de engolir: todos os adjetivos ficaram reservados ao baile de bola que Ronaldinho Gaúcho deu, marcando duas vezes. O incontestável 3 a 0 no placar levou os catalães à liderança do Campeonato Espanhol, com 25 pontos, quatro à frente do Real.

Antes do apito inicial, o tenor Plácido Domingo deu as boas vindas aos astros de um grande clássico, exemplificado nas escalações recheadas de craques. Se Frank Rijkaard arriscou e montou a linha de frente do Barça com o jovem argentino Messi além do camaronês Eto’o e do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, no lado merengue Vanderlei Luxemburgo optou por Robinho, Raúl e Ronaldo.

Com a bola rolando, foi o Barcelona quem partiu primeiro pra cima da defesa adversária. Na primeira oportunidade, aos 10 minutos, Ronaldinho lançou Eto‘o, que chutou para fora, à esquerda de Casillas. Na segunda chance do camaronês no jogo, ele não perdoou e marcou o gol aos 14 minutos, provocando ainda mais a ira da torcida do Real, que a cada toque do jogador africano na bola imitava o som de macacos.

Intimidado pela rapidez do contra-ataque catalão, o Real exagerava no número de passes com medo de perder a bola, e passou toda a etapa inicial sem exigir do goleiro Valdés uma defesa sequer. Pior: ainda viu Messi quase ampliar o placar aos 30, ao ter seu chute espalmado por Casillas, à queima-roupa. Nos acréscimos, Eto‘o teve outra boa oportunidade, que o goleiro madrilenho salvou novamente e impediu desastre maior no Santiago Bernabéu.

Ao perceber que nada mudara no segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo aproveitou a deixa de uma contusão de Raúl para colocar Guti no jogo. Em vão. Logo na seqüência, Ronaldinho Gaúcho driblou dois marcadores e bateu na saída de Casillas. Um golaço. Sem alternativas a não ser abrir sua equipe, Luxemburgo ainda trocou Pablo García por Júlio Baptista. Mas a humilhação dos donos da casa sofreria novo golpe, aos 32, em outra obra prima de Gaúcho que mereceu aplausos até mesmo da torcida local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;