Política Titulo PT estadual
Petista de Diadema é candidato no PED de SP

Licio Lobo, que foi secretário de José Augusto e Filippi, tenta impedir eleição quase certa de Emidio

Raphael Rocha
18/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-secretário de Habitação de Diadema, Licio Lobo será candidato ao PED (Processo de Eleição Direta) do PT estadual, representando a corrente Articulação de Esquerda.

Seu nome foi ratificado nesta semana pela tendência e surge como azarão numa disputa que tem como franco favorito o ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza. Integrante da CNB (Construindo um Novo Brasil) – tendência majoritária do petismo – Emidio possui como cabo eleitoral o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Articulação de Esquerda publicou lista de 22 motivos para apostar em Licio como candidato numa eleição interna praticamente definida.

Entre os pontos estão críticas à postura dos principais líderes petistas de adotar política afastada da esquerda e às alianças eleitorais com partidos até então considerados inimigos do petismo.

“Um dos grandes erros cometidos desde 2003 foi confundir e priorizar as alianças táticas com partidos de centro-direita, frente à aliança estratégica com setores político-sociais de esquerda. Se este erro não for corrigido, corremos o risco de, mesmo vencendo em 2014, chegarmos em 2018 desacumulando politicamente”, alegou a corrente interna ao defender o projeto de Licio ao PED estadual.

Outra defesa da candidatura é o trabalho do petismo não somente visando eleições, e sim “atuando em anos ímpares”, combinando “luta social, luta cultural, construção partidária, com disputa eleitoral, ação parlamentar e governamental”. “O PT tem de sofrer profundas transformações”, sustentou o grupo.

Arquiteto formado pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), Licio foi secretário de Habitação no governo de José Augusto da Silva Ramos (entre 1989 e 1992) e no primeiro mandato de José de Filippi Júnior (de 1993 a 1996). Também atuou como titular da Pasta de Governo na administração de Filippi.

O petista concorreu por duas vezes seguidas ao PED de Diadema. Na primeira vez, perdeu para Antônio Fidelis. Na segunda, foi derrotado por Josa Queiroz. Em ambas as vezes os vencedores tiveram apoio irrestrito dos ex-prefeitos Filippi e Mário Reali (PT). Licio é dirigente do atual diretório do PT de Diadema e é companheiro da ex-vereadora Irene dos Santos (PT).

PED NACIONAL
Para a disputa ao comando máximo do PT no Brasil, a Articulação de Esquerda lançou Valter Pomar, integrante do diretório nacional da legenda.

Assim como Licio no Estado, Pomar vai enfrentar uma grande estrutura montada em cima da candidatura do atual presidente nacional da sigla, o deputado estadual Rui Falcão, que tem apoio de Lula.


Ex-vereadora, Irene dos Santos concorrerá contra Mário Reali

A ex-vereadora Irene dos Santos foi confirmada pela Articulação de Esquerda como candidata da corrente interna no PED (Processo de Eleição Direta) de Diadema.
Ela terá como principal rival o ex-prefeito Mário Reali, que teve seu nome chancelado pela bancada de vereadores do partido na cidade e pelo ex-chefe do Executivo e atual secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior.
No ano passado, Irene chegou a protocolar pré-candidatura à Prefeitura, o que provocaria prévias partidárias para a eleição majoritária. A ex-vereadora retirou o projeto perto do limite para realização de prévia, mas defendeu o resgate das origens petistas, contestando o amplo leque de aliados de Reali na busca naufragada pela reeleição à frente do Paço.
“Não consigo enxergar favoritismo do Mário porque o momento agora é outro”, avaliou Irene, se referindo à saída do PT e seus aliados do governo municipal depois de 30 anos. “O PT precisa estar fortalecido no enfrentamento do atual governo (de Lauro Michels, PV), que tem acabado com a cidade”, emendou.
Segundo Irene, o trabalho de candidatura tem sido feito com a militância, tentando convocar o maior número de filiados para a eleição interna.
O processo serve para tentar amenizar o amplo apoio de lideranças políticas do município em torno da candidatura de Reali.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;