Esportes Titulo
CBF decide reduzir o quadro de árbitros e adota observadores
Por Das Agências
29/10/2005 | 09:04
Compartilhar notícia


Depois do escândalo da Máfia do Apito, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, anunciou sexta-feira duas medidas que prometem melhorar o nível da arbitragem no Brasil para a próxima temporada.

A primeira decisão é reduzir o Quadro de Árbitros da entidade dos atuais 650 para cerca de 400 integrantes. A justificativa é que a redução, para o número adequado às reais necessidades, vai permitir um melhor investimento na formação, capacitação e reciclagem dos árbitros.

A outra providência adotada pelo presidente Ricardo Teixeira, através da Comissão Nacional de Arbitragem, diz respeito à criação de um Quadro de Observadores para ser implantado na próxima temporada. Os observadores serão indicados pelas Federações, com o número correspondente ao número de clubes de cada Estado, segundo o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Edson Rezende de Oliveira. A previsão é que este quadro seja composto por aproximadamente 80 pessoas.

Os observadores serão reunidos em breve pela Comissão Nacional de Arbitragem para receber as orientações sobre suas atribuições. Caberá a eles, principalmente, assistir aos jogos e elaborar uma avaliação técnica sobre a atuação dos árbitros e assistentes, o que será enviado à CBF em forma de relatórios. "Os observadores vão fazer ainda um acompanhamento mais amplo, até mesmo sobre a vida social dos árbitros, o que aumentará a chance de o critério para a escolha dos mesmos ser o mais correto possível", disse Rezende.

O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Edson Rezende, destacou a importância técnica da diminuição no número de árbitros. "O presidente Ricardo Teixeira já comunicou a todos os presidentes de Federações, que terão de fazer a redução para 2006. A medida é necessária, pois está comprovado que 650 é um número exagerado, o que não só impedia a viabilização de cursos para capacitação, como também o rodízio necessário para um melhor aprimoramento técnico", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;