Memória Titulo Memória
O Centro colorido da cidade

Na Semana São Caetano 2021, retornamos a 2016 para acompanhar os vídeos elaborados pela turma de comunicação da USCS (Universidade São Caetano). Hoje o focalizado é o Grupão, que explorou o Centro

Por Ademir Medici
02/08/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


***
“A comunicação é trabalhar em equipe, não poderia deixar de compartilhar com eles.”
Isabela Mingues, ontem aluna, hoje profissional de comunicação.
***

Em 2016, o Grupão mostrou o grafite, expressão pela qual o Centro foi observado pelo movimento forte do comércio e o zum-zum-zum em torno da estação rodoferroviária. Explicaram os alunos: “O Centro vem sendo um grande incentivador da cultura na vida de passantes e moradores”.

Contavam os quase profissionais da USCS que a arte do grafite era exposta pelos muros do Centro, apresentado com ênfase no espaço da Estação Jovem e de seu funcionamento.

As pessoas eram questionadas:

– Como vocês percebem a expressão artística do grafite no Centro de São Caetano?

E as respostas dos entrevistados formaram um lindo mosaico que pode ser comprovado no Youtube.

De acordo com o grupo todo

Texto: Isabela Mingues

Foi o trabalho que despertou e intensificou a nossa paixão pela comunicação e, de longe, foi o projeto mais divertido realizado durante a faculdade. Exploramos todas as áreas da comunicação com ele.

Fizemos uma pesquisa bastante extensa, o material de audiovisual foi criativo, a parte publicitária esteve muito presente também. Acreditamos que foi muito importante para nossa desenvoltura profissional, já que ocorreu logo no início do curso, ainda no 3º semestre.

Na época tivemos que escolher um tema, planejar, sair pelo Centro pesquisando a opinião das pessoas. Produzimos um relatório, marcamos nossas primeiras entrevistas, filmamos com o material que tínhamos da universidade, realizamos a edição para a conclusão do documentário, entre outras etapas. Foi muito especial.

CAMINHOS DE CADA UM

O trabalho foi em grupo e cada um seguiu um rumo profissional diferente e na área da comunicação temos a sorte de poder seguir por diversos caminhos após a formatura.
- O Matheus Castilho se formou em publicidade e seguiu para a área de mídia.
- Vinicius Barbosa estagiou no Jornal do Grande ABC, e atualmente trabalha no Mercado Livre como analista pleno.
- A Sarah Rizzo se formou em Rádio e TV e atualmente tem a sua própria empresa, chamada Missy Digital, onde constrói marcas de destaque através do branding.
- O Renan Tanandone estagiou na WebTV São Caetano/ TVSC como redator e repórter esportivo da agência italiana de notícias Ansa, atualmente é redator do site ítalo-brasileiro MondoSportivo e conduz o programa esportivo na Rádio Conhecer, criada pelo Cid Moreira.

De nossa parte (Isabela Mingues), iniciamos trabalho como comunicóloga em uma empresa, inicialmente como estagiária. Fui efetivada e sigo realizando matérias para blog do ramo, nos especializando na área de marketing e comunicação.

Diário há meio século

Domingo, 1º de agosto de 1971 – ano 13, edição 1602
No Rádio – Atrações do Programa Serafim Vicente pela Rádio Diário do Grande ABC naquele domingo, 1º de agosto de 1971:
- José Cabral de Almeida Amazonas, ex-vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Santo André.
- Sérgio Cirino da Silva, ex-secretário de Assuntos Jurídicos.
- Massayuki Okumura, ex-vereador.
- Organizadores do I Festival Andreense de Música Popular.

Em 2 de agosto de...

1921 – Atílio Zoboli nasce em São Bernardo. Industrial, economista, o mais jovem líder autonomista da cidade na jornada de 1944, que devolveu a municipalidade à sua cidade natal.
Nota – Memória guarda uma entrevista exclusiva concedida pelo Dr. Atílio, rememorando sua história de vida.
1951 – Presidente Getúlio Vargas formaliza a concessão do título de cidadão brasileiro a Américo Pinto Serra, natural de Portugal e que desde 1920 residia em Santo André. Um dos históricos do Primeiro de Maio FC. Avô do prefeito Paulinho Serra.
1991 – Aberto no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema o curso de alfabetização para jovens e adultos. Objetivo: alfabetizar 84 mil pessoas até 1998.
- Líder Nelson Mandela chega a São Paulo e é recebido pelo governador Fleury e pela prefeita Erundina.

Santos do Dia

- No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”.
- Pedro Julio Eymard
- Eusébio de Vercelli. Italiano (Cagliari, Sardenha, 283 – Vercelli, 371), onde foi bispo.

Municípios Brasileiros

- Aniversariam em 2 de agosto: Afuá (Pará); Barra de São Miguel (Alagoas); Coan (Amazonas); Morada Nova e Tururu (Ceará); e Prado e Una (Bahia).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;