Memória Titulo
Uma palestra para os anais de São Bernardo

Há 40 anos o Rotary Clube de São Bernardo convidou o jornalista Hermano Pini Filho a proferir uma palestra sobre o aniversário da cidade.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 40 anos o Rotary Clube de São Bernardo convidou o jornalista Hermano Pini Filho a proferir uma palestra sobre o aniversário da cidade. Palestra proveitosa, realizada em 12 de agosto de 1969. Dias depois, em 16 de agosto, o Diário abriu três grandes colunas com um resumo da fala de Hermano. Seguem os tópicos.

Ramalho, os italianos, a industrialização...

Texto: Hermano Pini Filho

Primórdios - Não se pode contar a história de São Paulo e da conquista do Planalto sem que se principie pelo reduto de João Ramalho, formado meio século depois de descoberto o Brasil e que ficava na área que mais tarde passou a constituir o município de São Bernardo.

Mesmo deduzindo-se o valor histórico da presença ramalhina, de Tibiriçá e de Bartira, São Bernardo ainda fica com saldo valioso, respeitável e rico no seu passado.

Porque São Bernardo - O nome da cidade tem origem na Fazenda São Bernardo, que Miguel Aires Maldonado doou aos beneditinos: as terras dessa fazenda, com outras, é que foram loteadas para a formação dos núcleos coloniais.

Colonização - Os núcleos coloniais formados nos últimos anos do século 19 receberam nomes que ainda hoje identificam muitos bairros. Eram as então chamadas linhas Galvão Bueno, Camargo, Jurubatuba, São Bernardo Novo, São Bernardo Velho, Dutra Rodrigues, Rio Pequeno, Rio dos Meninos, Capivari, Bernardino de Campos e Campos Sales.

1897 - Os lotes coloniais do Rio dos Meninos estavam todos ocupados por colonizadores, o mesmo ocorrendo com os núcleos Camargo, Galvão Bueno, Jurubatuba e São Bernardo Velho. Dos 148 lotes urbanos - ao longo da Rua Marechal Deodoro - 130 estavam tomados pelos imigrantes.

A população de São Bernardo era de quase três mil habitantes. Abrangia de São Caetano e Diadema até Paranapiacaba, abarcando Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Etnia - Em 1897 viviam no município 514 famílias. E aqui o aspecto interessante da colonização: dessas, 236 eram italianas, 111 polonesas, 47 brasileiras, 41 alemãs, 39 austríacas, 21 húngaras, quatro suíças, quatro francesas, três portuguesas, três dinamarquesas, duas russas, duas espanholas e uma turca.

Diante da predominância de famílias italianas não se estranha que os avisos da Prefeitura, na época, eram redigidos em português e em italiano...

Uva & vinho - Numa área com tantas famílias italianas, a uva não poderia deixar de ser cultivada em regular escala: assim, em 1893, em terras bernardenses, foram produzidas 770 pipas de vinho, como relata o secretário da Agricultura de então ao vice-presidente do Estado, que era Peixoto Gomide.

Política administrativa - Em 1939 a sede do município foi transferida de São Bernardo para Santo André, núcleo que ganhara maior importância, principalmente por sua localização junto à ferrovia. Em 1944 seria criado o atual município de São Bernardo "do Campo", com área muito maior, da qual mais tarde cederia parte para Diadema.

Evolução - O desenvolvimento acelerado, a fase de industrialização surpreendente do município teve início após a construção da Via Anchieta, cuja inauguração ocorreu em 1947.

Enigma - A 20 de agosto São Bernardo comemora a passagem do seu aniversário: a 20 de agosto por ser o dia consagrado ao santo que lhe empresta o nome e, 416 anos, por assinalar o ano em que Santo André da Borda do Campo adquiriu foros de vila, em 1553.

Ainda hoje ninguém conseguir localizar com exatidão a cidade ramalhinha.

Nota da Memória - Pois é, meu bom Hermano, a dúvida de 40 anos atrás persiste: onde foi que João Ramalho fundou a sua Vila de Santo André?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 19 de agosto de 1979

São Bernardo - "Dos batateiros aos metalúrgicos, a evolução de uma pobre cidade rica, que também tem suas favelas": titulo do suplemento de aniversário da cidade.

Números - São Bernardo em 1979: 398.654 habitantes, 172.478 eleitores, 58 bancos e estabelecimentos financeiros, 19 vereadores.

Institucional - "Antes de sermos Volkswagen, somos cidadãos de São Bernardo do Campo" (VW do Brasil, 'a marca que conhece nosso chão').

SANTOS DO DIA

Bernardo de Claraval, Felisberto e Samuel.

Bernardo de Claraval, padroeiro da nossa cidade de São Bernardo. Francês (1090-1153). Doutor da Igreja. Sua obra intelectual é imensa. Dois destaques: "Tratado de amor a Deus" e "Comentário ao Cântico dos Cânticos".

EM 20 DE AGOSTO DE...

1934 - Ferrovia São Paulo Railway edita circular em que altera o nome da estação São Bernardo para Santo André.

1959 - Instituído o brasão da cidade de Mauá, pela lei municipal nº 267.

1969 - Farmácia Drogan, com matriz em São Bernardo, inaugura sua primeira filial na região: em Santo André, à Rua Coronel Oliveira Lima, 236.

HOJE

Dia do Vizinho e Dia do Maçom.

MUNICÍPIO PAULISTA

Rincão também celebra aniversário hoje. Tornou-se município em 1948, sendo instalado em 1º de janeiro de 1949, quando se separou de Araraquara.

CRÔNICA DO GUIDO - Texto: Guido Fidelis

Olhos

Mistérios, enigmas: olhos, grandes, gordos. De políticos e suas falsas ladainhas a fim de conquistar nossos votos. De invejosos, com o sonho de usurpar nossos bens. São olhos que deixam rastros de maldade, possuem força malévola, destroem. Aristóteles já se referia a eles como causa de perturbação.

Que fazer para combater o mau olhado, aquele olhar que deita quebranto e langor? Usar meios capazes de defenestrar maus espíritos, de exorcizar invejosos. Seguir ensinamentos dos sábios da Grécia antiga, da velha Roma: valer-se de figas e amuletos, de sal grosso e de plantas como arruda, espada de São Jorge, comigo ninguém pode.

Melhor ainda é deixar de lado a superstição e se afastar de pessoas invejosas, seguir em frente com fé e coragem, além de pensamento positivo. Mas nada custa bater na madeira. Na dúvida, bata três vezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;