Internacional Titulo
Sunitas aliados de Hariri proclamam vitória no Líbano
Por Da AFP
19/06/2005 | 17:00
Compartilhar notícia


As listas da coalizão aliada ao sunita Saad Hariri no norte do Líbano são apontadas como vencedoras nas eleições legislativas deste domingo no Líbano, segundo os primeiro resultados divulgados pelos próprios candidatos.

Os eleitores do norte do Líbano compareceram neste domingo às urnas para votar na última etapa das legislativas, cujo resultado determinará a relação de forças entre os diferentes grupos políticos no Parlamento. Se resultados preliminares se confirmarem, a coalizão liderada pelo filho do ex-primeiro-ministro assassinado Rafic Hariri terá uma ampla maioria no novo Parlamento, até agora dominado pelos deputados pró-sírios.

A taxa média de participação ficou entre 40 e 50%, segundo dados dos diferentes candidatos, na ausência de estatísticas oficiais. A disputa foi acirrada entre os aliados do deputado Saad Hariri (muçulmano sunita) e os do deputado Michel Aun (cristão). Os resultados oficiais só devem ser conhecidos na tarde de segunda-feira.

A campanha eleitoral foi marcada por uma troca de acusações entre os dois campos, notadamente compra de votos e incitação ao voto comunitário. A votação, que contou com observadores europeus e forte esquema de segurança, foi pontuada por uma série de incidentes. Em Trípoli, as forças da ordem prenderam um homem que carregava uma granada. Um desconhecido, que circulava num carro, atirou para o alto, provocando uma reação dos soldados que estavam no local, anunciou a agência oficial ANI.
Um conflito ocorreu entre os partidários dos candidatos rivais, que se envolveram em brigas e quebraram os vidros de alguns carros. As forças de segurança intervieram para acalmar a situação, segundo a ANI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;