Cultura & Lazer Titulo
Museu de Mauá expoe 'Cinema Brasileiro'
Everaldo Fioravante
Da Redaçao
24/09/2000 | 17:05
Compartilhar notícia


Cinema Brasileiro - 1940 a 1970 está em cartaz na Casa da Cultura e Museu Barao de Mauá, em Mauá, até sexta-feira, com entrada franca. A exposiçao é composta por cerca de 70 imagens do acervo do Museu que foram doadas pelo fotógrafo Valdemir da Silva no ano passado - a maioria é em preto-e-branco. Nove cartazes (emprestados pelo cinéfilo da regiao Atílio Santarelli), um projetor antigo e rolos de filmes também compoem a mostra.

Tratam-se de fotos de cenas de filmes nacionais, separadas por décadas. Há ainda divertidas imagens de candidatos à carreira cinematográfica e fotos de reunioes de profissionais de cinema, entre outras.

Atraçoes - A construçao que abriga a Casa da Cultura e o Museu Barao de Mauá foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de Sao Paulo) em 1983. Construída em taipa de pilao, ela provavelmente é datada do início do século XVIII, segundo estudo que está sendo realizado pelo professor e arquiteto Carlos Lemos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Sao Paulo (USP). "A intençao é fazer um futuro restauro", diz Silvia Ahlers, diretora do museu.

No local, além da exposiçao, é possível ver porcelanas datadas de praticamente todo este século. Elas foram produzidas em Mauá e em Hasami - cidade-irma japonesa do município. A maioria é de peças para cozinha, como jarras e pratos. Telhas produzidas na perna (coxa), tijolos antigos, uma forma para tijolos e um grilhao utilizado para prender escravos sao outras atraçoes.

Já no sótao, diversos objetos antigos podem ser apreciados, como uma televisao, ferros de passar roupa, relógio de ponto, bomba e capacete usados na Revoluçao de 32. Essas peças foram doadas por moradores da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;