Política Titulo Resposta
Secretário de Sto.André admite lentidão em obras

Frederico Muraro Filho, porém, nega abandono em ações da Habitação

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/11/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Santo André, Frederico Muraro Filho, reconheceu ontem que há obras em ritmo lento na cidade, porém rechaçou abandono das intervenções. A bancada oposicionista na Câmara mostrou na sessão de quinta-feira gravação com dez obras paradas - quatro relacionadas diretamente à Pasta. A maioria possui previsão de entrega para o fim de 2012.

Frederico adiantou que os contratos não permitem que as obras fiquem estagnadas. Segundo ele, há reuniões periódicas com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para dar ciência sobre o andamento das construções, que possuem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. "Tudo é controlado por Brasília. Algumas não estão na velocidade que gostaríamos."

O conjunto habitacional na Rua Procópio Ferreira, com 176 unidades e 40% concluídos, e o da Rua Catiguá, com 96 unidades e 30% de avanço, segundo o secretário, são os mais alarmantes quanto ao atraso. "As obras sofreram desaceleração. Vinham num ritmo adequado, no entanto, alegando dificuldade na mão de obra qualificada, pediram dilatação do prazo de finalização."

Segundo o titular da Pasta de Habitação, caso a construtora, a mesma nos dois casos, não cumpra com o contrato, a Prefeitura estuda tomar as medidas cabíveis. "Caso não se aplique o acordo, teremos conversa séria, que vai de advertência à multa, com possibilidade de rompimento", analisou Frederico. "A rescisão do contrato apenas piora a situação, pois aumenta o tempo e os custos." O secretário informou que as obras licitadas na gestão Aidan Ravin (PTB) tiveram desaceleração nos últimos quatro meses.

Em 2008, havia oito contratos de Habitação. Hoje são 15 em andamento e nove para iniciar as obras.

Sobre a intervenção na Rua Jorge Bereta, com 150 unidades, o secretário revelou que está, atualmente, num ritmo devagar para priorizar o conjunto habitacional na Itatiaia, com 84 unidades e 94% de avanço - próximo da finalização e é construído pela mesma empresa. "Em especial a obra da Bereta, que está bem estruturada (66% concluído), preferimos deixar pronto primeiro uma construção importante. É uma decisão do governo."

As obras no bairro Alzira Franco, por sua vez, repartidas em diversas etapas, tem previsão de entrega para maio de 2013. "Está dentro do cronograma", disse o secretário. "Tem obra do tempo do ex-prefeito Celso Daniel. Estamos tocando, nada está parado. Às vezes pode-se ter falsa impressão, mas só de fora."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;