Internacional Titulo
Bruxelas quer "trabalhar junto" com Trump, mas "redescobrir a força da Europa"
Por
09/11/2016 | 06:47
Compartilhar notícia


A União Europeia reconheceu no início da manhã desta quarta-feira o resultado das eleições presidenciais americanas, que levaram à vitória de Donald Trump, e anunciou que Bruxelas manterá as relações políticas com Washington. "Os laços entre a UE e os EUA são mais profundos do que qualquer mudança política", afirmou a alta representante para Relações Exteriores, Federica Mogherini.

No entanto a declaração, feita via Twitter, teve um formato inusual: ela não mencionou o nome de Donald Trump, não o parabenizou pela vitória e completou: "Nós vamos continuar a trabalhar juntos, redescobrindo a força da Europa".

A postura da chefe de diplomacia da União Europeia reflete a preferência clara dos europeus pela candidata democrata Hillary Clinton, que perdeu as eleições para Donald Trump. De acordo com pesquisa do Conselho Europeu de Relações Internacionais (ECFR) sobre a opinião de autoridades governamentais dos 28 países-membros da união, apenas o governo da Hungria, nas mãos de Viktor Orban, era favorável à candidatura de Trump.

O extremista de direita foi o primeiro dos líderes europeus a se manifestar sobre o resultado. "Felicitações", disse ele, em sua página de Facebook. "Que boa notícia. A democracia continua viva."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;