Política Titulo
Única hipótese de Pinheiro é ser prefeito
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
13/06/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Aos 67 anos, quarto mandato, 14 anos e meio de vida pública, o vereador de São Caetano Paulo Pinheiro (PTB) não trabalha com as hipóteses de concorrer à reeleição à Câmara ou compor como vice-prefeito na chapa governista em 2012. O único pensamento do petebista é disputar o Palácio da Cerâmica com a bênção do chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PTB).

 "Não vou nem pensar em vereador. Não estou pensando em ser vice. Só penso em ser candidato a prefeito. Meu pensamento todo hoje é voltado para ser candidato a prefeito. Já deixei claro isso a ele (Auricchio). Eu veementemente estou atrás da indicação", afirma Pinheiro.

Para o médico, esse momento de briga interna pela indicação é mais tenso do que a campanha eleitoral, de julho a outubro do ano que vem, a qual definirá o próximo comandante da cidade. "A expectativa é grande das pessoas que pleiteiam, a gente fica sempre atento às ponderações do prefeito, o que ele vê e acha", analisa Pinheiro.

O parlamentar observa que uma possível administração sob sua tutela seria a continuidade da gestão Auricchio. "Claro que cada um com seu perfil, mas seria uma continuação para melhorar ainda mais a cidade."

O trabalho atual é de articulação junto à bancada do PTB na Câmara e com a população para viabilizar seu nome. Há outros quatro vereadores do partido, cada um com uma linha de pensamento: Paulo Bottura, Jorge Salgado, Flávio Rston e Gersio Sartori.

Mas a principal arma de Pinheiro é o reconhecimento do eleitorado. Pois um dos critérios que serão utilizados por Auricchio e o grupo político para a escolha é a pesquisa. "Estou em contato direto com a população, para que ela dê a resposta para mim aos grupos que fazem os levantamentos."

O parlamentar carrega consigo recall eleitoral que os adversários na disputa interna não possuem. Os resultados mais marcantes forma obtidos em 2004 (3.676 votos para ser o vereador mais votado da cidade), em 2006 (não conseguiu se eleger deputado estadual, mas conquistou 17.103 votos somente em São Caetano) e 2008 (reeleito para o quarto mandato na Câmara, tendo o melhor desempenho entre os petebistas).

Aliado ao bom desempenho nas urnas, Pinheiro destaca a capacidade administrativa e a ausência de rejeição como fatores positivos para ser o indicado de Auricchio.

 

Parlamentar cita três concorrentes e tira Cicaroni da disputa

Para Paulo Pinheiro, a disputa pela indicação do prefeito José Auricchio Júnior está fechada em três nomes petebistas: o dele, da assessora Especial de Coordenação de Ações Sociais, Regina Maura, e do colega de Câmara Paulo Bottura.

O vereador não coloca na lista o chefe de Gabinete, Luiz Antônio Cicaroni, por dois motivos. O primeiro, por ele ser do PP. O chefe do Executivo afirmará que o candidato será do PTB. "Acho que Cicaroni já não está para ser candidato. Teria de mudar de partido. Acredito que não mude, acho que fica ruim mudar", analisa Pinheiro.

O segundo motivo é que, numa reunião do diretório petebista, Auricchio disse que seu indicado estaria ali. O chefe de Gabinete não estava entre os presentes.

O vereador acredita que a definição sairá no fim do ano. "Torço para que seja eu. Penso só nisso. Ele (prefeito) não pode já definir, mas intimamente tem sua preferência, sabe quem pode aglutinar mais. Oficialmente tem de ser em junho do ano que vem, mas antes tem de dar uma deixa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;