Cena Política Titulo
Exemplo à política que vem da várzea
Beto Silva
18/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Belfort Duarte (1883-1918), zagueiro conhecido pela disciplina, honestidade e elegância dentro de campo, emprestou nome ao prêmio oferecido entre 1946 e 1981 ao jogador de futebol profissional ou amador que passasse dez anos sem sofrer uma expulsão, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais ou internacionais. Didi, Telê Santana, Pepe e Evaristo de Macedo foram alguns que receberam a honraria. No fim de semana, na várzea de Santo André, ocorreu algo que deixaria Belfort Duarte orgulhoso. O Jaçatuba FC ganhava por 1 a 0 quando o juiz validou um gol em que a bola não havia passado a linha. Com o 1 a 1, a partida foi para os pênaltis e o Jaça perdeu. O capitão da equipe adversária, então, resolveu entregar a taça para o Jaçatuba, reconhecendo o equívoco da arbitragem. Um bom exemplo de atitude reta, fair play e honestidade, que deveria ser seguido pelos políticos. Utopia? Até pode ser. O ocorrido num campo de terra qualquer da periferia andreense nos leva a pensar se há possibilidade de criar um prêmio aos políticos honestos. É bem verdade que essa qualidade deveria ser obrigação, mas, no tempo em que vivemos e no País em que sobrevivemos, observar esse tipo de predicado é algo a se exaltar. Antes de decidir quem seria capaz de merecer a premiação, teríamos, porém, de escolher o nome que levaria o ‘troféu honestidade’. Alguma sugestão?

BASTIDORES

Terceira eleição
Começou ontem e termina hoje a votação da terceira eleição para a presidência do Sindserv (Sindicato dos Servidores) de São Bernardo. O pleito está sendo arbitrado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), com urnas eletrônicas, para não ter problema. Mas o primeiro dia foi marcado lentidão do sistema e filas. Giovani Chagas busca a reeleição e Marcelo Siqueira tenta comandar a entidade pela oposição. Na primeira eleição, em setembro de 2015, vencido por Marcelo, foi contestado pela chapa de situação. Segunda disputa ocorreu em novembro, vencida pelo grupo de Chagas, mas contestado pelo adversário. O caso foi parar na Justiça, que determinou novo pleito. Será que agora vai?

Mais um
Prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV) exonerou 13 secretários para atuarem na campanha de reeleição. A titular da Pasta de Comunicação, Carolina Grana, sairá de férias hoje. Serão, portanto, 14 integrantes do primeiro escalão fora do Paço. Alguns ficarão fora todo o período de 45 dias de divulgação das candidaturas. Só Obras (José Marcelo Ferreira Marques) e duas autarquias (Fundação Florestan Fernandes e Instituto de Previdência) continuam com seus comandos inalterados.

Rompimento
A eleição de Ribeirão Pires já desfez um escritório de advocacia. Patrick Pavan e Cezar de Carvalho, que tinham sociedade há mais de dez anos, romperam a parceria. Cezar, presidente do PSDB local, decidir apoiar a candidatura de Dedé (PPS) a prefeito, enquanto Patrick caminhará com Adler Kiko Teixeira (PSB). Aquela história de ‘amigos, amigos, negócios a parte’ não funciona na política.

Cicaroni
Candidato a vice na chapa de Regina Maura (PSDB) ao Paço de São Caetano em 2012, Luiz Cicaroni se filiou ao PPS, após descobrir que não estava registrado no PDT, como acreditava. Ajuda, agora, a campanha ao Palácio da Cerâmica de José Auricchio Júnior (PSDB), de quem foi chefe de Gabinete. O tucano, por sua vez, inaugura hoje à noite, na Rua Ingá, seu comitê de campanha – mesmo local do ‘QG’ de 2004. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;