Internacional Titulo
Atentados deixam oito mortos no nordeste da Índia
Da AFP
05/11/2006 | 14:44
Compartilhar notícia


Dois atentados simultâneos com bombas deixaram pelo menos oito pessoas mortas e mais de 20 feridas em Guwahati, nordeste da Índia, neste domingo.


A primeira bomba, que deixou cinco mortos e cerca de 20 feridos, explodiu em um centro comercial, o Fancy Bazaar, no centro de Guhawati, a maior cidade do Estado de Assam. Vários veículos estacionados perto do centro comercial foram danificados pela deflagração.

A segunda bomba explodiu quase no mesmo momento em um subúrbio da cidade, Patharkuwari, e deixou três mortos, e cerca de 25 pessoas feridas.

As forças de segurança indianas tomaram posição em Guhawati, bloquearam os acessos para a cidade e lançaram uma operação para prender os autores dos ataques. A polícia utiliza escavadeiras para retirar os veículos danificados e os escombros da parte destruída do centro comercial.

Os atentados não foram reivindicados por nenhum dos grupos rebeldes que atuam em Assam. O Estado, que conta com importantes recursos em petróleo e em madeira, faz fronteira com Bangladesh, Bhutan, China e Mianmar. Cerca de 30 grupos rebeldes armados, cujas reivindicações vão da autonomia à independência, atuam na região.

Em um mês, dez pessoas, entre as quais militares indianos, morreram em Assam em uma dezena de atentados com bomba.

Na quarta-feira passada, os responsáveis pela segurança dos sete estados do nordeste se reuniram e promoveram uma estratégia comum para combater a dupla ameaça da insurgência separatista e do fundamentalismo islâmico violento que assolam a região.

As rebeliões no nordeste já deixaram mais de 50 mil mortos desde a independência da Índia, em 1947.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;