Setecidades Titulo Festa
Católicos celebram Santo Antônio hoje

Igrejas dedicadas ao santo casamenteiro terão missas, quermesse e distribuição de pães

Leonardo Santos
Especial para o Diário
13/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Fiéis católicos celebram hoje o dia de Santo Antônio, um dos mais populares da Igreja. Conhecido pela fama de casamenteiro, a santidade será homenageada nas paróquias que levam seu nome no Grande ABC com missas, procissões, além da tradicional bênção dos pães e venda de bolo dedicado ao santo, que também é considerado padroeiro dos pobres.

Em Santo André, a Paróquia da Vila Alpina, no Largo São Francisco, 113, realiza tradicional quermesse e celebrará a data com missas a cada duas horas a partir das 7h. Neste ano, 9.000 pedaços do clássico bolo dedicado ao santo serão vendidos, além da distribuição dos pães benzidos. Lanches de pernil, churrasco e linguiça também serão atração no local. A celebração acontece na Rua Samuel Ribeiro, em frente à paróquia. São esperadas cerca de 10 mil pessoas.

Frei Geraldo, da Paróquia Vila Alpina, afirma que Santo Antônio é muito mais do que casamenteiro. “Devemos destacar a humildade dele, que largou tudo para prestar serviço e ajudar as pessoas. Ele era extremamente inteligente e não se sentia superior aos outros.”

Ainda em Santo André, a igreja do bairro Santo Antônio, localizada na Avenida Alfredo Maluf, 235, realiza missas às 7h, 10h, 15h e 19h30. À noite, haverá procissão e venda de bolo.

Na paróquia de São Caetano, na Rua Matilde, Jardim São Caetano, haverá missa às 8h, 10h e 15h, além da das 19h30, com o Bispo. A quermesse funcionará no período da manhã e da noite. Já em São Bernardo, uma das paróquias mais tradicionais fica na Estrada Galvão Bueno, 4.945, no bairro Batistini. Por lá, as missas em homenagem ao santo acontecem às 8h30, 15h e 19h30.

Nascido em 1191, em Lisboa, Portugal, Santo Antônio tinha origem nobre, mas largou dos bens materiais para seguir os ensinamentos de São Francisco de Assis. Após atender ao pedido de moça sem condições financeiras cujo sonho era se casar, ganhou a fama de casamenteiro.
Santo Antônio morreu aos 36 anos na Itália, em 1231. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;