Setecidades Titulo
Parque da Juventude fica para 2009
André Vieira
Especial para o Diário
05/11/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Inicialmente previsto para ser entregue em quatro meses após o começo das obras em 30 junho, o Parque Temático dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Centro de Referência da Infância e Juventude, que farão parte do mesmo complexo no bairro Assunção, em São Bernardo, não serão mais inaugurados em 2008.

Além dos dois prédios, a primeira fase das obras inclui também a nova sede da Fundação Criança - instituição idealizadora do empreendimento que faz parte da Prefeitura de São Bernardo. No local, a fundação pretende concentrar atividades educativas, recreativas, de pesquisa e de formação de profissionais voltados à defesa da cidadania e dos direitos das crianças e dos adolescentes, entre outros serviços.

"A construtora que venceu a licitação pediu a prorrogação de prazo de 90 dias, a partir do começo de novembro, para concluir a obra", disse a diretora-presidente da fundação, Marlene Bueno Zola. Com o prolongamento da data estipulada para entrega, a previsão da Prefeitura é inaugurar os prédios até o final de janeiro de 2009.

Existe ainda a expectativa de que, pelo menos, a construção da nova sede da Fundação Criança termine em dezembro. Marlene afirmou que a construtora pediu a ampliação do prazo alegando dificuldades na aquisição de serviços de estaqueamento, aço e concreto "por questões de demanda de mercado".

"Nosso desejo é concluir o projeto, que já está todo elaborado. Temos disponibilidade financeira e recursos humanos aprovados, em vias de contratação. Sabíamos que o tempo era curto quando obtivemos o terreno no final do ano passado. Sem dúvida é um projeto que entendemos que é muito importante para infância e juventude não só de São Bernardo, mas também da região, porque estamos dispostos a ser referência nessa área."

SEGUNDA FASE
Depois de concluída a obra da parte atrasada do complexo, deverá sair do papel também o restante do projeto, que prevê ainda, entre outras atrações, a instalação de um local para fabricação de pães, um circo e a Casa Ecológica, que abrigará ambiente com animais e plantas. Essa parte, porém, ainda não foi licitada.

"Além de ter um espaço de documentação e formação que abrigará o Centro de Referência, teremos espaço interativo e educativo em que a cidadania e a garantia dos direitos da criança e do adolescente está colocada. Nossa proposta é de que isso não fique apenas para as áreas competentes, mas que tenha interatividade com a sociedade, que vai multiplicar esse conceito", afirmou Marlene.

O empreendimento ocupará área de 36 mil metros quadrados, no mesmo lugar onde seria instalado o Instituto Luz das Estrelas, que não brilhou e foi abandonado pelos empresários. Os espaços do local serão batizados com nomes alusivos ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O complexo foi orçado em R$ 3 milhões. Desse montante, R$ 560 mil virão da Petrobras, que contemplou o projeto de São Bernardo por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania, que premiou 72 programas em todo o País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;