Economia Titulo
Cooperativa da Volks anuncia destino da empresa até sexta
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
20/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os 230 trabalhadores da Cooperativa da Volkswagen, com unidades em Santo André e São Bernardo, aceitaram esperar até sexta-feira (26) para conhecer os rumos da empresa. A direção da cooperativa não quis se pronunciar.

Em assembleia realizada ontem, ficou acertado que os funcionários, que estão com salários atrasados desde o 5º dia útil do mês, concederiam um prazo à cooperativa.

De acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Santo André e Região, a unidade andreense será fechada e o local alugado para uma rede varejista regional. Os 120 trabalhadores que atuam na loja devem perder o emprego.

A loja de São Bernardo continuará com as atividades e poderá receber alguns empregados da unidade de Santo André. "Acredito que haverá remanejamento de pessoal, mas o saldo final de trabalhadores deve ser de aproximadamente 90", destacou o diretor do sindicato que acompanha as negociações, Jonas José dos Santos.

Segundo informações do sindicato, desde meados de outubro a cooperativa apresenta graves problemas financeiros. "Os salários dos funcionários foram pagos em duas parcelas em abril e a situação só tem se agravado", afirmou o diretor.

Até sexta-feira, os trabalhadores ficam sem receber. "Infelizmente, os mais prejudicados nessa história foram os trabalhadores, os quais têm menos culpa por essa situação", lamentou Jonas.

A unidade de Taubaté, interior do Estado, também passa por situação complicada e pode fechar as portas.

De acordo com o diretor do sindicato, desde que a crise econômica registrou seu pico, em setembro de 2008, os trabalhadores da Volkswagen - que são os maiores consumidores da cooperativa - retraíram as contas e o reflexo foi sentido nas unidades da região.

A Cooperativa da Volkswagen foi fundada em 1959 por funcionários da montadora, mas desde a década de 1980 não mantém mais vínculo com a empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;