Política Titulo São Caetano
Lideranças exaltam atuação de Bonome

Diante de possível saída de S.Caetano, secretário de Governo tem nome destacado por classe política

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
17/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Os vereadores de São Caetano manifestaram ontem desejo pela permanência do secretário de Governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), Nilson Bonome (PMDB), a despeito de susposta saída da administração para preparar candidatura ao Paço de Santo André na eleição do ano que vem.
A expectativa em torno de Bonome sinaliza por possível continuidade no governo Pinheiro, podendo ser alçado à vaga de vice, na chapa majoritária que tentará reeleição. O pemedebista ingressou na gestão há cinco meses, tendo atuado também à frente da Pasta de Educação.

Presidente do Legislativo, Paulo Bottura (Pros), exaltou o titular do Governo, pedindo diretamente a Bonome sua continuidade no cenário político da cidade, durante a sessão de ontem. “Tenho todo apreço e respeito pelo secretário, que é o responsável por todo um novo dinamismo da administração. Espero que só deixe São Caetano depois de 2030.”

O ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB) também enalteceu trabalho de Bonome, porém, evitou projetar sobre disputa eleitoral. “O que acho importante falar é sobre a contribuição feita na cidade. Proporcionou uma boa modificada, impondo governalidade. Para a eleição, acho que é cedo falar qualquer coisa.”
Líder do governo, o vereador Jorge Salgado (Pros) enfatizou que torce pela manutenção do peemedebista. “Já sabia de sua competência e neste período que tem atuado no município contribuiu bastante. Espero que possa ficar por aqui”, revelou.

Parlamentar pelo PHS, Edison Parra classificou o titular do Governo como responsável pela introdução do diálogo no governo Pinheiro. “Antes da chegada do Bonome pouco era debatido. Sua chegada foi fundamental para estabelecer isso que proporcionou equilíbrio da administração”, destacou.

Outro a destacar sua atuação foi Eder Xavier (sem partido). “Para a cidade foi muito bom, uma vez que todo o governo até então foi marcado por pouco diálogo do Paço com os vereadores.”

Presente na sessão, Bonome esclareceu não ter nada definido em relação ao futuro político. “O prefeito tem dado sinais que tem gostado do meu trabalho e que também não fará mudanças no quadro de secretários. E eu também tenho feito esforço para continuar o trabalho. Não tenho, por enquanto, pretensão em disputar qualquer cadeira no ano que vem”, considerou.

Sessão é marcada por claque e confusão

A sessão de ontem na Câmara de São Caetano, a última que antecede a votação das contas do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB), pelo exercício de 2012, foi marcada por confusão e claque. O plenário ficou praticamente lotado, com manifestantes expondo faixas contra o ex-chefe do Executivo.

Um deles chegou a admitir que recebeu R$ 50 para participar dos protestos. Em determinado momento da sessão houve briga entre dois participantes, que foram retirados do Legislativo pela GCM (Guarda Civil Municipal).

Entre os vereadores, o clima é de grande expectativa. O presidente da Casa, Paulo Bottura (Pros), afirmou que já esperava por esse ambiente, ressaltando que deve reforçar a segurança na próxima semana. “Envolve muita discussão. Vou tomar as providências para que os trabalhos transcorram da melhor maneira”, relatou.

Sobre votação, Bottura evitou projeção, mas garantiu que votará favorável a Auricchio.
Com parecer contrário do TCE (Tribunal de Contas do Estado) pelo balanço do último ano de mandato, Auricchio registrou vitória após Comissão de Finanças e Orçamento derrubar parecer, levando sentença para votação entre os 19 vereadores. O ex-prefeito precisa de 13 votos, dois terços da Casa, para obter crivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;