Cultura & Lazer Titulo 'O Segundo Ato'
O Teatro Mágico na região
Por Sara Saar
Especial para o Diário
18/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a proposta de acrescentar uma pitada de realismo ao universo lúdico dos espetáculos, O Teatro Mágico volta ao Grande ABC. O repertório do último álbum, "O Segundo Ato", será exibido no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, com duas sessões: amanhã, às 21h, e no domingo, às 20h.

As entradas - que já estão no terceiro lote - custam R$ 40 e podem ser adquiridas na internet (www.ingressorapido.com.br). É ainda necessário entregar um quilo de alimento não perecível no dia do show.

Comandada pelo multiartista Fernando Anitelli, a trupe leva ao palco composições que colocam em debate a desigualdade social. Exemplo disso é a canção O Mérito e o Monstro, que fala sobre mecanização do trabalho.

O disco O Segundo Ato representa um novo ciclo do TM, que traz densidade poética bastante diversa em comparação ao primeiro álbum, Entrada para Raros. Este causava a sensação de que tudo era possível. "Essa mudança traduz o que cada um vivencia no cotidiano", aponta Anitelli.

Diversas linguagens complementam o discurso contido nas músicas. Entre os números de circo, está a corda indiana que desafia a força e o equilíbrio do artista no ar. Poesias inéditas devem ser declamadas pelo próprio Fernando. Textos da obra O Teatro Mágico em "Palavras", escrita por Maíra Viana e lançada em 2007, ganham esquetes teatrais.

Os artistas ainda devem receber Luciano Sallun, líder da banda instrumental Pedra Branca, para fazer o lançamento da música O Novo Testamento, criada em parceria. Sallun fez melodia e arranjos pensando no TM. Anitelli escreveu a letra, pensando no "Pedra Branca".

A trupe também deve lançar a composição "O que se Perde Enquanto os "Olhos Piscam", criada há cerca de um mês por Anitelli com processo colaborativo no Twitter. "Entrei e não sabia como usar a ferramenta. Em duas horas, já havia 300 seguidores. Logo pedi que enviassem palavras que remetiam a tudo o que costumavam perder. Na música, misturo objetos banais com o que é essencial ao ser humano como carinho", afirma.

Entre os planos da companhia, há o lançamento do DVD "O Segundo Ato", previsto para outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo. Sem fornecer detalhes, Anatelli conta que o TM trabalha no próximo disco - que deve ser lançado em 2010. A ideia é divulgar o CD por dois anos e, em seguida, cada artista dar ênfase a trabalhos individuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;