Esportes Titulo
Rio lança candidatura ao Pan de 2007
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
16/08/2001 | 00:39
Compartilhar notícia


O Rio de Janeiro está entre as três cidades candidatas a sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007. A informação foi dada nesta quarta pelo presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Mário Vasquez Raña. As outras duas cidades são Guadalajara (México) e San Antonio (Texas, EUA). A primeira apresentação das candidaturas acontecerá na sexta e será feita pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e pelo Secretário de Esportes do Rio, Ruy Cezar Reis.

Vasquez Raña também confirmou que Santo Domingo – capital da República Dominicana – será mesmo a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2003. A realização dos Jogos no país estava ameaçada até o início da semana em razão do atraso no cronograma de obras. “O presidente (Hipólito Mejía) me garantiu que quer fazer dos Jogos Pan-Americanos de 2003 a grande obra de seu governo. Eu confio nele”, disse o presidente da Odepa.

A entidade decidiu, no entanto, mudar a data de realização dos Jogos. Previsto para ocorrer em agosto, a competição deverá ser transferida para outubro ou novembro. Segundo a Odepa, a mudança não tem relação com o atraso nas obras e sim com o calor.

Em agosto, as temperaturas em Santo Domingo são altas e a sensação térmica chega a 40 graus, em média. “Temos de oferecer o melhor ao atleta. Exigir do Comitê Organizador ar condicionado nas residências encareceria demais o projeto”, disse Raña. Com isso, a Odepa também espera fugir da sobreposição de datas com campeonatos mundiais importantes, como por exemplo, os de natação, judô e atletismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;