D+ Titulo Desafio de Redação
Para manter conexão com universo da escrita

Izabelle Stein é escolhida para comandar festa da 13ª edição do Desafio de Redação

Por Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
03/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Repórter e apresentadora, a comunicadora Izabelle Stein, 42 anos, vai ser a mestre de cerimônia da festa de encerramento da 13ª edição do Desafio de Redação do Diário, que neste ano abordou o tema A Região Que Eu Quero Em 2030. A solenidade está marcada para a tarde do dia 26, no Ginásio Joaquim Cambaúva Rabello, em São Caetano.

“A responsabilidade do posto é grande. Aceito o desafio e acho que, como tem congruência com meus valores, estamos juntos. Percebi desde o começo que teríamos conexão forte por meio do mundo das palavras, textos e comunicação. É uma honra”, disse a comunicadora, a quem caberá a tarefa de anunciar as redações vencedoras entre os 102.604 textos.

Nascida em São Paulo e moradora de Santo André, Izabelle Stein revela afinidade com o universo do concurso literário. “Português e redação sempre foram as matérias que mais gostava e me destacava no colégio e na faculdade. Estar conectada com esse universo mais uma vez é ótimo e especial”, diz ela, que é repórter do Programa Amaury Jr., da RedeTV!, e apresentadora do Revista+, do canal local TV+ ABC. A profissional também teve longa experiência no rádio, onde apresentou, em emissoras do Grupo Bandeirantes, o programa Conversa de Mãe.

Izabelle Stein elogia a escolha do jornal ao elaborar o concurso, dada a importância da escrita na vida profissional dos estudantes. “Evento como esse valoriza a redação correta e mais rica. Qualquer carreira a ser escolhida pelos jovens necessita de boa comunicação, tanto oral quanto escrita. O processo do desenvolvimento de redação faz você ir e vir em diversos momentos. É preciso organizar o tempo para a preparação do que será colocado no papel. Todo texto tem início, meio e fim. O desafio é incrível.”

A mestre de cerimônias terá missão de ocupar cargo que já passou nas mãos de outros artistas de diferentes áreas. O ator Robson Nunes, o comunicador André Vasco e a dupla formada pelos atores e humoristas Tatá Werneck e Paulinho Serra estão na lista. O comediante Renato Albani comandou o evento no ano passado. Boa postura, educação, simpatia e experiência no contato com o público fazem parte do pacote a ser enfrentado por Izabelle.

Projeto criado pelo Diário em 2006, o Desafio de Redação é realizado anualmente e envolve estudantes de escolas públicas e particulares das sete cidades, além de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Izabelle axcredita que o tema proposto neste ano serviu para tirar os participantse da zona de conforto. “Quando você para para analisar o futuro, é difícil. Não sabemos bem como analisar o presente, quem dirá os próximos anos. Daí acaba sendo lição para a atual geração, muito imediatista e que faz tudo muito rápido, inclusive seus textos. Hoje tudo está ágil e quase não há espaço para reflexão”, diz.

As milhares de redações, realizadas entre 9 de setembro e 11 de outubro, estão neste momento passando por avaliação detalhada de professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), realizadora do concurso junto com o Diário. O processo atende a critérios de correção semelhantes aos aplicados na avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São analisados aspectos como criatividade, coerência com o tema e ortografia gramatical.

Considerado o maior concurso literário do Grande ABC, o Desafio de Redação já contabiliza 1,4 milhão de textos produzidos em 13 anos. A cada temporada, o autor da melhor produção literária entre estudantes do 3º ano do ensino médio e do 1º ao 3° ano da EJA ganha bolsa de estudos integral em curso superior de livre escolha na USCS – é preciso, todavia, submeter-se e ser aprovado em processo de vestibular. Outros destaques brigam por prêmios como notebooks, TVs e bicicletas.

Promovido pelo Diário e USCS, o concurso é patrocinado pelo Cemitério Vale dos Pinheirais, de Mauá, e recebe o apoio institucional do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), de São Caetano. O evento final tem apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;