Cena Política Titulo
Lauro cogita a aliados volta ao Consórcio
Fábio Martins
01/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de saída conturbada da entidade, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), tem cogitado a aliados possível retorno ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a partir de 2019. O verde deixou o órgão diante de alegações de problemas financeiros e falta de contrapartida efetiva à cidade, além de, nos bastidores, atrelar a embate político. O comando da instituição já é discutido internamente, sendo os prefeitos Paulo Serra (PSDB, de Santo André) e Adler Kiko Teixeira (PSB, de Ribeirão Pires) citados como principais nomes da sucessão de Orlando Morando (PSDB). No exercício vigente, o Consórcio chegou a entrar na Justiça para protestar valor de dívida da Prefeitura diademense, referente às pendências de repasses anuais – o débito atinge cerca de R$ 10 milhões. Os Paços de Rio Grande da Serra e São Caetano também se movimentaram em demonstração de descontentamento, e adotaram medidas contrárias.

BASTIDORES

Compromisso
A Pasta de Defesa Social de Diadema, chefiada pelo tenente-coronel Marcel Lacerda Soffner, que foi vice na chapa de Taka Yamauchi (PSD) ao Paço em 2016, marcou ato na cidade chamado de prestação de compromisso à Bandeira Nacional, espécie de juramento. O evento será realizado no dia 8, na Praça da Moça. A atividade chamou atenção por ocorrer em data bem antecipada ao Dia da Bandeira (19 de novembro) e logo depois do resultado do segundo turno da eleição presidencial, vencida pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), capitão reformado do Exército. Soffner se mostrou, nas redes sociais, adepto ao projeto de Bolsonaro.

Em conversas
Ex-prefeiturável de Santo André e candidato a deputado federal neste ano, Ailton Lima (PSD) teve nova rodada de tratativas com a cúpula do governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que tenta viabilizar seu retorno ao alto escalão do Paço. De acordo com interlocutores, esse foi o terceiro encontro para abordar a situação. O pessedista exerceu cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico até fevereiro, mas se desincompatibilizou para concorrer no pleito – recebeu 40,6 mil votos no total, sendo 25,6 mil na cidade. Ele já sinalizou ao prefeito que não pretende voltar para a mesma Pasta, hoje nas mãos de Ajan Marques, seu aliado. As conversas envolvem abrir mais espaço no governo a Ailton.

Eleições da OAB
Mal acabou uma disputa eleitoral, grupos políticos de Santo André já entraram em outra concorrência. Desta vez trata-se do pleito para a direção da subsecção municipal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na sucessão de Roberto Gonçalves, que não vai para a reeleição. São três chapas no páreo: Antonio Carlos Cristiano (encabeça a um), Andréa Tartuce (a dois, hoje secretária-geral) e Mirian Bazote (a três). Relatos apontam que as duas primeiras são divisão da executiva atual. Ex-presidente da entidade e atual secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli (sem partido), apoia a chapa dois. Boa parte da ala ligada ao Paço, no entanto, está ao lado de Mirian.

Sessão solene
A Câmara de Santo André efetivou ontem solenidade em homenagem aos 50 anos do prédio legislativo, com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB). A atual Casa de Leis foi inaugurada em 28 de outubro de 1968 no chamado Centro Cívico, após passar período em São Bernardo, se instalar na Rua Coronel Alfredo Flaquer e depois ser transferida para a Rua Coronel Oliveira Lima. O projeto arquitetônico foi realizado pelo escritório de Rino Levi, enquanto o paisagismo é da autoria de Burle Marx. Em 2013, o local foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo, justamente por agrupar obras até hoje consideradas contemporâneas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;