Setecidades Titulo
Expresso Turístico está lotado até janeiro de 2011
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/10/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Inaugurado em 19 de setembro, o trecho do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga as estações Luz e Paranapiacaba registra bons índices de ocupação. Até janeiro, todas as viagens até a Vila Histórica de Santo André estão praticamente lotadas. Segundo a companhia, todas as passagens até o dia 26 de dezembro já foram vendidas de forma antecipada.

O trem é composto de dois vagões e leva 174 passageiros. Para atender a crescente demanda, a companhia anunciou a realização de uma viagem extra no feriado de Finados, dia 2 de novembro. No entanto, a medida não foi suficiente e as passagens foram esgotadas em menos de uma semana.

Devido ao sucesso da linha, a CPTM estuda formas de aumentar a oferta de vaga nos trens turísticos. Segundo a estatal, está em andamento uma negociação entre a companhia e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a cessão de mais carros de passageiros de longo percurso para aumentar a frota e as viagens do serviço.

A Prefeitura de Santo André comemora os bons resultados da linha. Para o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André, Edson Salvo Melo, os índices representam uma "conquista" para moradores e empreendedores locais.

"Esse resultado positivo vem coroar o trabalho que o poder público vem fazendo em parceria com o Governo do Estado e empreendedores locais para mostrar a vila para o turista e para o andreense de forma geral", avalia o secretário.

Para o secretário, os benefícios trazidos pelo Expresso Turístico à Vila vão além dos aspectos financeiros. "O trem contribui no sentido de mais pessoas conhecerem a Vila e auxilia na conscientização do patrimônio não só arquitetônico, como também histórico como ambiental", explica.

Salvo Melo explica que o papel da secretaria no auxílio ao desenvolvimento de Paranapiacaba é oferecer infraestrutura e organizar eventos no local. Ele cita como exemplo o carnaval, o festival de inverno e a exposição de presépios, ambos realizados anualmente.

ROTEIRO
A composição destinada para o roteiro turístico parte de São Paulo às 8h30. Pouco depois, o trem chega a Santo André. O tempo previsto para a chegada em Paranapiacaba é de aproximadamente uma hora e meia.

O Expresso Turístico com destino a Paranapiacaba é realizado quinzenalmente, aos domingos. A composição que faz o trajeto foi fabricada na década de 50 e conta com 174 lugares. Os bilhetes individuais custam R$ 28, se o embarque for feito na estação da Luz ou R$ 25 se o ponto inicial for a cidade de Santo André.

As passagens podem ser compradas nas estações Luz ou Celso Daniel-Santo André. Na Luz, o horário de funcionamento da bilheteria para esta finalidade é das 6h às 18h30. Em Santo André a compra pode ser efetuada das 8h às 17h.


Passeio contribui para preservação do patrimônio
Além de colaborar com a economia local, o sucesso do Expresso Turístico a Paranapiacaba contribui para melhorar a preservação. "A questão ambiental fica evidente, mas também tem a preservação da memória e o resgate da história", avalia o coordenador do curso de Turismo da Universidade Metodista, Marcelo Bispo.

Segundo o professor, além das atrações históricas, a grande procura pela linha se dá pela nostalgia e pela apreciação do transporte ferroviário. "Tudo aquilo que envolve trem, em especial turístico, tem grande apelo sentimental e faz sucesso."

O especialista ressalta, no entanto, que a Vila de Paranapiacaba deve oferecer boa infraestrutura para que continue sendo procurada. "Para atender só a demanda do trem, tem infraestrutura, mas precisa melhorar", alerta.

MAIS DESTINOS
Quando o trajeto até Paranapiacaba foi aberto, o governo do Estado anunciou a intenção de estender o Expresso para três cidades: Aparecida, São Roque e Pindamonhangaba, que fará ligação com Campos do Jordão.

A secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos também trabalha em estudos para verificar a viabilidade de desenvolver outras linhas, como a viagem para Santos pela ferrovia.

Pesquisa realizada com usuários do Expresso Turístico revelou que as mulheres representam 63% do público e que 56% das pessoas viajam com a família. O índice de satisfação dos passageiros é de cerca de 90%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;