Política Titulo Depois de briga
Lauro escanteará antigos aliados da época de Legislativo

Gesiel e Joeder, assessores do verde na Câmara, perderão vaga no primeiro escalão de Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
24/12/2016 | 07:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O segundo governo do prefeito reeleito de Diadema, Lauro Michels (PV), marcará afastamento político do verde com dois de seus mais fiéis escudeiros. Assessores de Lauro ainda na Câmara, Joeder Souza e Gesiel Duarte devem ficar fora do primeiro escalão da próxima administração após briga com o chefe do Executivo.

Joeder e Gesiel foram os raros políticos que acompanharam Lauro no projeto de candidatura a prefeito em 2012. À época vereador de segundo mandato, o então tucano via resistência do PSDB em apostar em seu projeto político – o partido direcionava por nova empreitada do ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos. A dupla, que assessorava Lauro no gabinete, acompanhou o parlamentar na mudança partidária (saiu do PSDB e foi para o PV) e esteve ativa durante a campanha daquele ano. Lauro surpreendeu, venceu o então prefeito Mário Reali (PT) no segundo turno e contemplou os aliados no alto escalão.

Gesiel ficou como secretário de Gestão de Pessoas. Joeder, na direção da Fundação Florestan Fernandes, autarquia da Prefeitura, que promove cursos profissionalizantes. A relação permaneceu boa até o primeiro semestre deste ano. Gesiel e Joeder foram destacados para atuarem nas campanhas a deputado patrocinadas pelo Paço em 2014 – de Márcio da Farmácia (PV) a federal e de Orlando Morando (PSDB) e Regina Gonçalves (PV) a estadual.

Em busca de fortalecimento interno, Gesiel e Joeder começaram a turbinar o PP para o pleito deste ano. A legenda passou a contar com figuras que ficaram como suplentes de vereador em eleições passadas e estruturou plano para emplacar de um a dois parlamentares na eleição de outubro, com tática de evitar medalhões em seus quadros. Porém, por orientação de Lauro, muitos dos filiados no PP deixaram a sigla e foram para o PSB. A ordem era para estruturar a agremiação socialista, que abrigou Marcos Michels, então secretário de Educação e primo do prefeito. O PSB elegeu três – além de Marcos, Sérgio Mano e Célio Boi –, enquanto o PP, desfigurado, ficou longe de emplacar alguém na Câmara (no total, o partido somou apenas 3.088 votos).

Houve ríspida discussão entre Gesiel, Joeder e Lauro. E um primeiro sinal de que a relação tinha estremecido foi que o prefeito escanteou a dupla na coordenação de sua campanha. Reeleito, avisou que não contará com eles no primeiro escalão. Para Gestão de Pessoas ainda não há nomes especulados. Já para a Fundação Florestan, existe hipótese de a primeira-dama Caroline Rocha assumir o posto.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;